Cuidados com a exposição nas mídias sociais

As mídias sociais não são apenas uma ferramenta para entretenimento e conhecer pessoas novas; hoje elas são muito mais que isso. Gestores e recrutadores usam elas para analisar e buscar informações de candidatos à vaga de trabalho. O mercado de trabalho vem, por meio da internet, buscando essa interação e divulgação dos seus serviços. Podemos considerar as mídias sociais como um facilitador de todo este processo, pois além de conhecer os perfis de candidatos, as empresas disseminam vagas e promovem o seu empreendimento. É diante deste cenário que os colaboradores das plataformas digitais devem ter cuidado com a maneira como utilizam esta ferramenta, pois a forma de se expor pode se tornar uma dor de cabeça logo ali na frente.

A sensação de liberdade que as mídias sociais oferecem faz com que seus usuários exponham opiniões sobre vários temas, além é claro, imagens da sua vida pessoal. Essas características vão muitas vezes contra um perfil executivo formal esperado pelas organizações e pode tirá-lo da disputa por promoções ou processos seletivos. A exposição excessiva nas redes pode mostrar contrastes entre os valores do candidato aos aplicados pela empresa, o que irá diminuir suas chances em disputas por oportunidades.

Um exemplo corriqueiro nas empresas é de funcionários que reclamam de falta de tempo para realizar tarefas, mas que estão frequentemente online postando conteúdo nas redes sociais. Outra questão bastante comum, principalmente no cenário atual do país, é que muitos usam a rede para expressar opinião política ou para participar de grupos polêmicos que demonstram preconceitos, isso pode atrapalhar seu plano de carreira, uma vez que o profissional deve ter postura imparcial.

Através das mídias sociais as empresas buscam saber valores, objetivos futuros, como candidatos posicionam-se perante a sociedade, seu vestuário, etc. Existem maneiras de utilizar estas ferramentas sem afetar na política da empresa em que trabalha e, ao mesmo tempo, passar uma boa imagem pessoal e profissional. Use as configurações de privacidade disponíveis em cada rede social assim apenas seus amigos verão suas publicações pessoais. Da mesma forma, reflita sobre a ética e a relevância do que você está escrevendo.

 

 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais