Conheça o propósito da Holocracia e saiba as vantagens sobre a gestão horizontal de empresas

 

Imagine trabalhar em um local no qual as pessoas são responsáveis por fazer a própria gestão na empresa, sem hierarquias centralizadoras. A Holocracia, conceito que abrange a administração de uma entidade de forma horizontalizada, explica o modelo de gerir organizações com autoridade distribuída. O objetivo do método é encorajar os membros de uma equipe a liderarem a si próprios e a tomarem decisões que atendam ao propósito da instituição.

 

As principais empresas por trás deste modelo de inovação em gestão empresarial são as startups, que possuem características disruptivas e costumam quebrar padrões impostos anteriormente. Essa metodologia de gestão ajuda a organizar as instituições em torno do trabalho a ser realizado, focando no propósito geral e não no indivíduo. Entre as entidades que se destacam na área estão a loja de varejo online Zappos e a plataforma de comunicação Medium.

 

Como em qualquer negócio, os trabalhadores dessas empresas seguem regras, desde a escolha de níveis administrativos à autonomia de cada colaborador. Para organizar o funcionamento e as estratégias da instituição, é necessário também coordenar ações individuais em reuniões e alinhar os objetivos com as soluções de problemas. Este é também o momento em que os colaboradores apresentam os resultados conquistados.

 

As principais vantagens são mais agilidade na tomada de decisões, promoção da criatividade, maior colaboração entre indivíduos e equipes, além de uma empresa mais proativa em relação aos desafios e às expectativas do mercado. Entretanto, é muito difícil implementar este modelo de gestão em grandes corporações, pois a holocracia exige maturidade e comprometimento dos profissionais envolvidos.

 

A nova forma de gerir o ambiente empresarial costuma ainda agradar e aumentar o bem-estar de colaboradores, pois eles são desafiados e encorajados a ter maior responsabilidade, o que contribui para a inovação e a agilidade na empresa. Por fim,  o engajamento e o envolvimento dos trabalhadores se fortalecem na medida em que nascem as possibilidades de atuarem em diversos projetos com papéis diferentes e transformadores.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais