Conheça a pesquisadora vencedora do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia que está confirmada no CONGREGARH 2019!

 

Mulher negra e pobre, que superou a infância cheia de limitações, agora é uma das profissionais mais reconhecidas no mundo da química e da sustentabilidade, acumulando 82 prêmios profissionais. Joana D’Arc Félix de Sousa, aos 14 anos, foi admitida na Universidade Estadual de Campinas para cursar a Faculdade de Química. Aos 25 anos, era PhD em Química pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

 

"Sou de família pobre, de Franca. Meu pai trabalhava num curtume e minha mãe era empregada doméstica. Vi nos estudos o caminho para vencer e realizar o sonho de fazer Química", afirmou a pesquisadora em entrevista para O Globo. Aos 51 anos de idade, em 2014, foi agraciada com o Kurt Politizer de Tecnologia da Associação Brasileira da Indústria Química (Abquim), como reconhecimento aos projetos de inovação tecnológica na área, especialmente a pesquisa que desenvolveu a aplicação da pele suína em transplantes de pele em seres humanos.

 

Confira o TEDx Talks com a palestrante confirmada no CONGREGARH 2019.

 

Desde 2008, a professora doutora atua na Escola Técnica Estadual Prof. Carmelino Corrêa Júnior, em Franca (SP), onde desenvolve, entre outros estudos, pesquisas para preservar o meio ambiente. Em parceria com seus alunos do ensino médio, acumula 15 patentes nacionais e internacionais. Seus inventos são feitos a partir de resíduos de curtume, processo que transforma pele em couro e entre as suas inovações estão cimento ósseo para reconstituir fraturas, colágeno para o tratamento de osteoporose e osteoartrite, sapatos com antimicrobianos para combater micoses e rachaduras no pé, pele humana artificial para transplante utilizando sobras de pele suína, cinco fertilizantes e um sistema de filtragem de água aproveitando escamas de peixe. Joana ainda reiterou em entrevista para o UOL “As armas mais poderosas que temos para vencer na vida são a educação e o estudo”.

 

Esse conhecimento reverenciado será apresentado no CONGREGARH 2019 entre os dias 15 e 17 de maio. Para participar, faça sua inscrição em www.abrhrs.org.br e aproveite os preços promocionais. Garanta já sua presença!
 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais