Conheça a motivação das diferentes gerações no mercado de trabalho

 

Mesmo que a empresa desenvolva um produto ou serviço inovador e bem posicionado no mercado, é importante que os processos internos estejam bem resolvidos. O tipo de ambiente e a motivação dos profissionais envolvidos também fazem a diferença no resultado final. Motivar a equipe constantemente é uma necessidade. No caso das novas gerações, é preciso ainda reconhecer as suas características, anseios e necessidades para saber qual o tipo de ação as motiva mais.

 

Laira Seus, vice-presidente de Educação Corporativa da ABRH-RS, fala que podem haver diferenças entre os novos profissionais e os experientes no que diz respeito ao comprometimento. “Enquanto as gerações mais experientes valorizam o emprego, o estar empregado, os mais jovens buscam outras formas de prazer no trabalho, poder fazer coisas diferentes, não ficar preso à rotina”, diz.

 

Ela aponta que a alteração de prioridades e comportamento profissional não está relacionada à geração, na verdade, o que está mudando é a cultura. “As pessoas querem ter outras coisas na vida além do trabalho. Querem mais tempo para fazer exercícios, ficar com os filhos, etc”, explica. Laira também enfatiza que há uma coisa que não muda independente da empresa: ter lideranças inspiradoras. “Muitas empresas investem em programas para atrair e reter talentos, treinar e capacitar, e esquecem que o bom líder faz a diferença. Os talentos ficam nesta organização porque admiram e se inspiram nas lideranças”, destaca.

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