Como organizar: Trabalho depois de um feriado prolongado

Os feriados prolongados são bons porque nos dão a oportunidade de fazer viagens um pouco maiores que um único final de semana ou pelo menos descansar um pouco mais. Seja como for, é inevitável voltar depois dele um pouco desorientado com as tarefas pendentes e o que está por vir.

Não abra seu e-mail assim que chegar no trabalho. Em vez disso, dê uma olhada na sua agenda da semana e veja o que tem pela frente: reuniões, compromissos, lembretes. Com isso, você já saberá quanto tem de tempo disponível para o trabalho propriamente dito. Veja como foi a sua semana anterior. Verifique sua agenda da semana que passou, as reuniões, os prazos e o que ficou pendente. Se você tiver deixado anotações, melhor. Se tiver um sistema de gerenciamento de tarefas, excelente. Pois assim você terá controle do que foi feito e do que ficou para a semana que está começando agora.

Defina suas três coisas mais importantes para fazer no dia. Ou seja, o mundo pode acabar, mas aquelas três coisas têm que estar concluídas até o fim do expediente. As outras podem ser pendências urgentes que ficaram da semana passada. Ao final do dia, defina as três prioridades da data seguinte. O objetivo é fazer isso diariamente.

Depois de conferir seus e-mails e processá-los, pare um pouco para almoçar. Muitas pessoas vêem a quantidade de coisas que têm para fazer e deixam de almoçar acreditando que, assim, serão mais produtivas, mas isso não é verdade. Faça a sua pausa para o almoço e volte com a cabeça um pouco mais descansada para o segundo período de trabalho. Trabalhe em suas tarefas de rotinas. Cumpra seus compromissos agendados. Realize as outras tarefas agendadas para este dia. Verifique seus e-mails novamente faltando 1h para ir embora. A ideia é resolver problemas antes do fim do dia útil.

Vá embora no horário. Nada de fazer hora extra só porque teve alguns dias de folga. Ser produtivo é lidar com o tempo que tem.


 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais