Como lidar com um chefe menos maduro que você?

Quando chegamos ao patamar de chefe, profissionalmente devemos ter atingido um nível de maturidade, sensatez e equilíbrio. Em tese. O acelerado ritmo em que vivemos no mundo corporativo acaba encurtando o período dos ciclos de ascensão hierárquica dentro de uma empresa. O resultado disso são chefes inexperientes e sem um nível de maturidade necessário para o cargo em que estão.

Cada vez mais as equipes de trabalho queixam-se da falta de experiência dos seus líderes. Os sinais de despreparo do chefe podem variar, mas a falta de segurança e a arrogância podem ser considerados os motivos principais. A fragilidade por trás de gestores que sempre querem dar "a palavra final" em conversas com a equipe, ou que teimam em discutir por causa de detalhes insignificantes, tudo pela mera oportunidade de exercer poder sobre os demais.

Nenhuma dessas atitudes está necessariamente vinculada à idade do gestor. Embora líderes jovens e inexperientes sejam os mais suscetíveis a esse tipo de armadilha, o comportamento também pode aparecer em quem já acumula anos de experiência no mercado. Mas como lidar com essas atitudes quando ainda há remédio?

Aproxime-se
Por trás de certos comportamentos inseguros do chefe costuma haver uma boa dose de medo da própria equipe. O segredo, portanto, é quebrar essas resistências e tentar se aproximar o máximo possível dele. Crie uma relação de confiança.

Veja o lado positivo
Chefes imaturos podem trazer muito estresse e frustração para o dia a dia. Apesar disso, é mais produtivo substituir o mau humor e as críticas por um olhar mais humano frente às fragilidades dele. Em vez de se fechar para ele em reação às suas inadequações, vale mais tentar extrair o que há de bom e descobrir como ele pode contribuir para o seu desenvolvimento.

Importância do feedback
Chame o chefe para uma conversa privada, de preferência fora do escritório, e fale sobre o que está acontecendo. É importante trazer fatos, e não opiniões: em vez de discorrer sobre as suas impressões a respeito do comportamento dele, é melhor mencionar acontecimentos. Faça observações positivas e negativas, de forma delicada, mas assertiva.

Quando todas as alternativas já se esgotaram o ideal é esperar. Busque exercitar a sua resiliência e tire o foco do conflito. O segredo para crescer profissionalmente apesar do despreparo do seu chefe é manter uma atitude positiva e se concentrar somente na sua entrega.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais