Bem-estar é um dos principais benefícios da Gestão Comportamental nas empresas

 

O aumento de motivação e produtividade é um dos maiores objetivos que as organizações almejam conquistar hoje. Para auxiliar neste processo, surgem estudos sobre Gestão Comportamental a fim de explicar e entender o funcionamento das pessoas, das suas necessidades, como melhorar o ambiente de trabalho e desenvolver talentos.

 

Os métodos de gestão de comportamento tornaram-se grandes aliados dos profissionais de RH na gestão de pessoas. A teoria que aborda a análise da maneira que os seres humanos se comportam em um ambiente organizacional surgiu na década de 50, nos Estados Unidos. Desde então, é aplicada por empresas que buscam entender melhor o seu próprio funcionamento. Para gerar equipes de alto rendimento e melhorar o desempenho geral, cada vez mais as organizações implementam técnicas de Gestão Comportamental, desde a etapa de seleção ao desligamento de funcionários. Entre os procedimentos estão o mapeamento de perfis, o estímulo à cooperação e a criação de eventos que envolvem dinâmicas interativas entre os grupos.

 

Uma das motivações por trás dessas ações é a forma de trabalhar a gestão de pessoas com foco nos colaboradores. Através da Gestão Comportamental dos seus funcionários, é possível ainda descobrir os pontos fortes de cada um e guiá-los no caminho que mais gera produtividade e bem-estar na sua organização.  Alguns dos benefícios são a melhora do diálogo entre funcionários e superiores, assim o ambiente de trabalho adquire um clima mais leve e saudável, e a formação de equipes mais engajadas com profissionais certos para determinados objetivos. Dessa forma, se reduz a rotatividade de colaboradores na empresa.

 

Outras vantagens são a redução de gastos, a otimização dos investimentos em treinamentos, o desenvolvimento das competências necessárias para cada profissional de forma que ele possa melhorar sua performance e o fortalecimento da cultura da empresa. Por fim, essa ferramenta, cada vez mais utilizada no mercado, ajuda a estimular a inovação e um ambiente mais produtivo.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais