A Be8, maior produtora de biodiesel do Brasil e líder em energias renováveis, tem se destacado por sua visão inovadora não apenas no setor energético, mas também na gestão de pessoas. Reconhecida com o prêmio Top Ser Humano 2023 na categoria Organização, a empresa, anteriormente conhecida como BSBIOS, vem implementando um conjunto robusto de ações voltadas ao desenvolvimento humano e à transformação cultural, alinhadas ao seu propósito de liderar a renovação energética com um olhar para o futuro. Leia o case na íntegra aqui.
O case "Potencializar Pessoas para Reinventar o Futuro" detalha a estratégia de desenvolvimento organizacional da Be8, que foi intensificada a partir de 2021 com o lançamento de uma série de ações distribuídas em três ondas. A primeira onda focou na criação de programas de coaching para lideranças e potenciais sucessores, bem como no lançamento de uma plataforma de e-Learning que facilitou o acesso a treinamentos e capacitações. Em 2022, com a consolidação de uma mudança societária e a revisão dos norteadores estratégicos, a Be8 revisou sua governança e arquitetura organizacional, ampliando as trilhas de desenvolvimento para cargos-chave e especializações técnicas.
O foco no desenvolvimento contínuo foi evidenciado através de workshops temáticos, trilhas de capacitação e programas de idiomas, que foram fundamentais para a internacionalização da empresa e para a adequação dos profissionais às novas demandas do negócio. Esses esforços não apenas contribuíram para a redução do turnover e o aumento de promoções internas, mas também para o crescimento exponencial do faturamento e a expansão da Be8 em projetos internacionais.
Emanuele Milani Groth, Gerente Corporativa de Pessoas & Cultura da Be8, destaca a importância das pessoas nesse processo: “Para sustentar o crescimento com um olhar para o futuro, a Be8 priorizou e intensificou a conexão de projetos e ações de desenvolvimento que geram impacto e valor por meio das Pessoas. Reconhecemos a importância da energia de cada pessoa na conquista dos objetivos estratégicos e atuamos para promover um ambiente de trabalho positivo, com oportunidades de desenvolvimento e progressão de carreira, relações respeitosas e próximas, que contribuem para a evolução da cultura Be8 e para atendimento da prioridade estratégica de atrair e reter talentos. Ao mesmo tempo que desejamos prosperar economicamente, nossas decisões são baseadas na geração de valor para todos os stakeholders, fortalecendo nosso propósito e os nossos valores.”
A terceira onda, em 2023, trouxe a implementação de um Plano de Transformação Cultural, parte integrante do projeto de rebranding que marcou a transição de BSBIOS para Be8. Esse plano foi desenhado para alinhar a cultura organizacional com as novas estratégias de expansão global da empresa, garantindo que a Be8 continue a ser uma referência em inovação e sustentabilidade no setor energético.
Os resultados obtidos com essas iniciativas são impressionantes. Além do fortalecimento da cultura organizacional e da melhoria no ambiente de trabalho, a Be8 conseguiu expandir sua presença internacional com aquisições estratégicas, como as usinas de biodiesel na Suíça e no Paraguai. O compromisso com o desenvolvimento contínuo e a valorização das pessoas não apenas posiciona a Be8 como uma líder em seu setor, mas também como um modelo a ser seguido em termos de gestão de talentos e responsabilidade social.
Com o case, a Be8 demonstra que o investimento em pessoas é essencial para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer organização. A empresa continua a transformar desafios em oportunidades, sempre com um olhar voltado para o futuro, e reafirma seu compromisso com a construção de um mundo mais sustentável para as futuras gerações.
Acesse o site dos Prêmios Top Ser Humano e Cidadania 2023 aqui.