Aprendizados do fórum de experiência do colaborador e employer branding - Por Ale Becker

- Por Alessandra Becker
Sócia na FALE Consultoras, diretora dos Grupos de Estudo da ABRH-RS e anfitriã do E²Fórum
 

E2 Fórum - Experiência do Colaborador + Employer Branding, promovido pela ABRH-RS, reuniu mais de 250 profissionais de Gestão de Pessoas para compartilhar melhores práticas e tendências na área. Além de provocar reflexões e insights, o evento fomentou o networking entre os participantes.

Estive por lá no papel de anfitrã e estrelando como mestre de cerimônias. Também colhi as principais ideias compartilhas por lá e trago aqui pra vocês.

A palestra de abertura “Experiências que importam - o que querem os talentos”, foi conduzia pelo Caio Infante, co-fundador da Employer Branding Brasil. Destaques: uma marca forte também precisa investir em marca empregadora; Employer Branding traz qualidade de candidatos; é preciso ouvir, servir, respeitar a cultura, alinhar experiências e revisar constantemente. E algumas boas perguntas: por que investir em marca empregadora? Como conectar a estratégia do negócio com a estratégia de pessoas? O que os seus colaboradores e candidatos falam da sua empresa? Experiência do colaborador é o que a empresa consegue oferecer x a demanda dos colaboradores.

Joao Satt Filho, fundador do G5 – Competence, falou sobre as “Organizações desejo”. Compartilho aqui os pontos altos: as pessoas buscam intensidade; sem coragem a gente não chega a lugar nenhumas marcas e as pessoas precisam ser apaixonantes; tem muita empresa placebo também; as pessoas querem estar confortáveis e, cada vez mais, querem fazer o bem; a todo momento a marca está fazendo marcas; proposta de valor é espelho da matriz de competência; e, por fim, a pergunta reflexiva “que caminho nós vamos adotar para chegar lá?”.

O painel “Práticas em Employer Branding e a Experiência do Colaborador nesse processo” foi mediado pela Patrícia Bandeira, co-founder da ILoveMyJob, que recebeu o Rodinei Azevedo e a Andréia Zambon Braga, compartilhando suas experiências no Sicredi e na ilegra, respectivamente.

A Patrícia começou provocando: quais elementos fazem os colaboradores quererem permanecer? Qual o valor entregue pela empresa? Trouxe a importância do EVP como uma importante entrega sintetizando os atributos valorizados em um documento. Abordou a jornada do talento, passando por atração, contratação, onboarding, engajamento, desenvolvimento e onboarding - e indagando sobre em quais momentos é preciso deixar clara a proposta de valor. A marca empregadora não é um espaço isolado. É preciso instrumentalizar a liderança e comunicar a marca empregadora. Estamos vendendo propósito. Como entregar a proposta de valor na prática?

Rodinei Azevedo compartilhou alguns dos benefícios econômicos do cooperativismo de crédito que comprovam o impacto que gera - e que torna o cooperativismo mais atrativo. Trouxe a necessidade da presença em cada momento: atração, fidelização e engajamento. E compartilhou o conceito do EVP por lá: “O seu talento para um mundo melhor”.

Andréia Braga compartilhou os insights que surgiram no desenvolvido da estratégia de EVP que começou em 2021, buscando as verdades internas e também as percepções externas. Os pilares que são fortalezas culturais na Ilegra são alegria, liberdade e coletividade, e o conceito do EVP conversa como posicionamento: “Nossa soma, sua evolução!”. Lá a área de Employer Branding dá conta de atração e processo seletivo, e a de Employer Experience, do onboarding, carreira e offboarding.

Angélica Madalosso, co-founder da ILoveMyJob, encerrou o evento com a palestra “Criei meu EVP, e agora?”. Compartilhou os 10 insights para ativar o seu EVP:

1. Construir um EVP dá trabalho. Ativar, sem dúvida, dá muito mais.

2. Employer Branding é Branding e Branding é a gestão intencional de todos os pontos de contato com a marca.

3. Ativar um EVP não é só comunicar, é também educar.

4. Ativar um EVP não é só comunicar e estudar, é também transformar experiências.

5. Ativar um EVP é responsabilidade de todos.

6. Ativar o seu EVP é menos sobre realizar e mais sobre empoderar.

7. Ativa um EVP não é sobre vender uma empresa perfeita.

8. Ativar um EVP é cuidar da reputação da sua marca.

9. Utilize a tecnologia para acelerar e escalar a sua atuação.

10. Os resultados do seu EVP são medidos por dados integrados e no longo prazo.

O evento foi uma lindeza! Gratidão pelo convite para fazer parte, Márcia Ayub e Carla Thomé - Mentoria de Carreira e Recolocação.


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