Adiar tarefas é o caminho mais fácil para comprometer a produtividade

Existem diferentes razões para deixarmos para depois algumas tarefas de trabalho. Falta de tempo, desmotivação, deficiência de informação no briefing e medo fazem parte de uma lista que cresce a cada dia. Além disso, as telas disponíveis no computador e smartphones vivem competindo com nossa lista de tarefas.

A nossa produtividade está totalmente ligada a procrastinação, uma vez que ela só existe quando o profissional está focado em suas tarefas. Mas não é só a produtividade que acaba sendo comprometida quando procrastinamos. Para Peter Economy, especialista em gestão e autor de dezenas de livros, entre eles “A Bíblia da Gestão”, existem cinco razões pelas quais você pode parar de procrastinar agora mesmo:

Se desafie
Quando há algo mais desafiador na mão, é comum que coloquemos as atividades que estamos realizando de lado. Em vez de aceitarmos o desafio de completar logo as tarefas que temos a fazer, encontramos atividades menores e insignificantes para preencher nosso tempo, dizendo a nós mesmos que estamos começando algo que já está feito. Saia já da zona de conforto e faça o tudo o que você está adiando.

Olho no futuro
Avaliar o que está em jogo para o seu futuro nos faz lembrar o quanto as pequenas coisas importam. Às vezes ações como completar um projeto ou terminar todo o nosso trabalho feito no tempo parece tão trivial que chega a possivelmente não importar. Porém, ao lembrarmos que cada pequeno passo nos aproxima de um objetivo maior é a motivação que nos faz parar de procrastinar.

Saúde em jogo
Cientistas descobriram que há realmente uma ligação entre a procrastinação, hipertensão e doença cardiovascular. Embora o estudo não prove a causa, os pesquisadores acreditam que os procrastinadores potencialmente punem-se por projetos inacabados e demonstram uma falta de controle em suas vidas.

Risco de um trabalho mal feito
Todos os profissionais – não importa o quão experiente sejam – sabem que fazer algo na correria nunca é tão bom quanto ter o tempo para revisar inúmeras vezes. Mas, independentemente de quão tentador seja pensar que você tem tempo suficiente, acabar tudo o que você tem para fazer com antecedência pode fazer com que você se sinta orgulhoso.

Há menos tempo para se divertir
Quando procrastinamos analisamos tudo a curto prazo, em vez pensarmos no que é melhor para nós mesmos a longo prazo. Teremos menos tempo para passar com os entes queridos, familiares e amigos. Desperdiçamos nossos preciosos minutos fazendo coisas que nem sequer são importantes, quando, na verdade, tudo o que precisamos é terminar as tarefas em dia para que possamos aproveitar a vida de forma plena.

Você precisa optar por não cair nestes erros e seguir em frente no foco. Pense que todo esforço será recompensado ali na frente. É importante sempre refletir sobre sua postura e os resultados obtidos.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais