A importância de um RH estratégico para os resultados da empresa

 

As frequentes transformações do cenário econômico fez com que a estrutura da maioria das empresas ficasse mais enxuta. A saída encontrada por muitas organizações foi aperfeiçoar processos e buscam alavancar seus resultados no menor prazo possível com investimentos em inovação. A incorporação das diferentes funções de recursos humanos, solidificada por um processo de gestão efetivo, é fundamental na geração de resultados. O presidente da ABRH-RS, Orian Kubaski, explica que a área de RH precisa gerir o recurso mais importante para uma empresa sobreviver, crescer e perpetuar-se: os seus talentos. “Ser estratégico em gestão de pessoas nas organizações deixou de ser uma opção para ser uma condição. Condição para o RH, como área, continuar existindo”, fala.

 

O RH precisa estar alinhado com a estratégia das empresas para não ficar na contramão das mudanças e renovações necessárias. A gestão do RH precisa conhecer profundamente o modelo de negócio em que está inserido para entender cada carência. Além disso, precisa estar atualizado frente às novas tecnologias e saber se comunicar com os colaboradores. “Para gerir pessoas é preciso de um propósito preferencialmente, que seja humanizado e focado em resultados, porque é isto que gera valor, produtividade, motivação e resultados superiores”, esclarece Orian.

 

Uma empresa que gerencia pessoas de modo estratégico é mais criativa e mais inovadora. O Presidente da ABRH-RS defende que as pessoas que trabalham em uma organização preparada são mais felizes, engajadas e comprometidas. “Os diferenciais se manifestam na satisfação e na fidelidade dos clientes e no crescimento”, explica. Pensando estrategicamente o setor de RH, desenvolvendo-o e preocupando-se com as pessoas, as empresas terão retornos positivos em lucratividade e crescimento.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais