A Importância da Gestão da Saúde Mental no Trabalho

Você já parou para pensar como está a sua saúde mental em meio aos tantos desafios que estamos vivendo? E a saúde mental na sua empresa?

Você certamente já ouviu falar naquela história de que: quando eu chego em casa, esqueço os problemas do trabalho e quando eu chego no trabalho, meus problemas pessoais ficam em casa? Mas será que isso é verdade? Quanto a saúde mental impacta no trabalho e vice-versa?

A saúde mental é mais do que a ausência de transtornos mentais, é um estado de bem-estar no qual a pessoa consegue lidar com as tensões diárias, trabalha de forma produtiva e contribui para a sociedade, diz o conceito da OMS. Não existe um único fator que determine o estado de saúde mental de uma pessoa. A saúde mental é resultado da interação de diversos fatores, tanto individuais quanto do seu contexto. Por isso dizemos que tem saúde mental a pessoa que consegue compreender as exigências da vida, sabe lidar com suas emoções, reconhece os próprios limites e busca ajuda quando necessário.

E o trabalho, o que tem a ver com a saúde mental? O trabalho vai muito além de fonte de subsistência. Ele é parte da identidade das pessoas e é fonte de satisfação, autoestima e colabora no desenvolvimento de potencialidades. Ele é, portanto, parte fundamental da saúde mental!  Por isso as empresas voltam cada vez mais a sua atenção na construção de ambientes de trabalho saudáveis que podem contribuir para a qualidade de vida e engajamento dos colaboradores. Investir em ações de promoção da saúde mental no trabalho gera diminuição dos índices de rotatividade, absenteísmo, acidentes e afastamentos, o que impacta positivamente na sustentabilidade do negócio.

Nem sempre os transtornos mentais são percebidos ou identificados pelas empresas. A temática da saúde mental ainda envolve muito preconceito e desconhecimento. A dificuldade das empresas em reconhecer a hora certa de agir acaba custando caro. Por isso é fundamental que as áreas de recursos humanos, a saúde e segurança e as lideranças promovam ações no sentido de identificar e fazer a gestão da saúde mental no trabalho. Para tanto, é importante traçar um plano que contemple ações de prevenção e promoção, capacitação de lideranças, além de dar suporte a encaminhamentos para tratamento psicológico, sempre que necessário. A busca por esse tipo de tratamento cresceu muito nos últimos tempos e tem sido ampliada pelo uso de plataformas que permitem o atendimento de maneira virtual.

Atento a essa necessidade das empresas, o SESI/RS desenvolveu a Plataforma de Saúde Mental On-line para a realização de atendimento psicológico on-line. Venha conhecer mais sobre essa e outras soluções do SESI/RS em saúde mental!

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais