O uso do mobile learning é alternativa para capacitação

 

Segundo dados da pesquisa Trust Baromater 2017, desenvolvida pela Edelman, a maioria da população se preocupa em perder o emprego devido à falta de treinamento e competência, onde a taxa é de 78%. Os cursos mobile são uma alternativa encontrada por quem precisa estudar e possui pouco tempo. De acordo com dados fornecidos pelas operadoras de telefonia celular, mais de 12,5 milhões de brasileiros fizeram algum curso pelo smartphone em 2015.

 

A tecnologia facilita o acesso à informação e pode ajudar - e muito - na educação. O IBGE divulgou este ano que mais de 40 milhões de pessoas no Brasil desejavam realizar um curso profissionalizante. Mas o acesso à formação nem sempre é possível, devido a problemas de distância, tempo e também recursos financeiros. As plataformas móveis, através da comodidade do ambiente online, também oferecem, em geral, um custo menor a quem deseja estudar.

 

E não é só quem procura especialização ou outros cursos que está se beneficiando da praticidade mobile, as empresas já entenderam que disponibilizar cursos por meio do telefone é uma maneira eficiente de treinar a equipe e pode trazer um retorno mais rápido por parte dos seus colaboradores.

 

A plataforma mLearn, por exemplo, é uma startup focada em ensino móvel. Através dela é possível que empresas e instituições educacionais ofereçam diversos tipos de cursos, usando ferramentas que levem os conteúdos para o seu público pelo telefone. Mais de cinco milhões de pessoas já estudaram nesta plataforma. E a expectativa é que a procura por esse tipo de serviços aumente.

 

Para que o treinamento seja eficiente, é preciso que o aluno tenha disciplina, foco nos conteúdos e não acabe se distraindo com outros aplicativos em seu celular. Às empresas, a dica é dar atenção ao gerenciamento de avaliações e investir em cursos de curto período, para que os colaboradores se mantenham motivados a assistirem às aulas.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais