Encerramento de Semestre Celebra Criatividade, Conexões e Protagonismo nos Grupos de Estudo da ABRH-RS

A ABRH-RS celebrou, no dia 16 de julho, a formatura dos Grupos de Estudo do semestre 2025/1 em um encontro online que reuniu cerca de 45 participantes. Mais do que um encerramento, o evento foi uma oportunidade de reconhecimento, inspiração e preparação para os desafios do futuro do trabalho.

O ponto alto da noite foi a palestra de Aline Klein, consultora em inovação, que abordou o tema “Criatividade sob Pressão”. Aline destacou como o cenário atual exige das pessoas profissionais não apenas adaptabilidade, mas capacidade de gerar soluções criativas sob demandas imediatas. Para isso, apresentou dados sobre a obsolescência das competências técnicas, refletiu sobre os bloqueios mais comuns à criatividade — como o medo do erro e o excesso de urgência — e compartilhou ferramentas práticas, como o método CRIAR e os “Seis Chapéus do Pensamento”, de Edward de Bono.

A apresentação provocou os participantes a ampliarem seus repertórios, experimentarem técnicas de incubação criativa e explorarem recursos de inteligência artificial como aliadas na resolução de problemas complexos. Um dos grupos, o de Recrutamento e Seleção, comprometeu-se a aplicar os aprendizados de forma prática já na próxima turma, convidando clientes a cocriar entrevistas de seleção personalizadas.

Para finalizar, Aline propôs aos participantes que dediquem, diariamente, ao menos 15 minutos à incubação criativa de problemas. A palestrante acredita que "são pequenos rituais que nascem as grandes transformações".

Além da palestra, o encontro foi marcado por momentos de reconhecimento e celebração. Os grupos de Business Partner, Comunicação, Diversidade Geracional, Gestão Estratégica de RH e ESG foram homenageados, com menção especial aos participantes que concluíram o semestre. 

A formatura reafirma o compromisso da ABRH-RS em fomentar o protagonismo dos profissionais de RH, oferecendo espaços colaborativos de desenvolvimento contínuo. Para os próximos meses, a entidade já se prepara para o início de uma nova temporada de grupos de estudo e convida os participantes a seguirem explorando caminhos para a inovação, dentro e fora do universo de Recursos Humanos.

As inscrições do segundo semestre dos Grupos de Estudo já estão abertas. Clique aqui para conhecer as edições.

Apoiadores de Gestão

Saiba mais sobre os apoiadores

 

Master
Ouro
Prata
Bronze
Apoio