Grupos de Estudo
SAÚDE MENTAL NO TRABALHO

30/08/2023
Horário:
19h às 20h30
Local:
Online

O que é facilitação e qual é o papel do facilitador?
A facilitação é feita por profissionais que conhecem profundamente o tema a ser estudado, mas diferentemente dos cursos que contam com um/a instrutor/a, o/a facilitador/a não vai prover os conteúdos e ministrar sobre o tema nos encontros. Seu papel é o de conduzir os encontros de forma a incentivar a contribuição ativa dos participantes em debates que despertem diferentes posicionamentos, ampliando conhecimentos e fortalecendo uma rede de relacionamento em torno do tema estudado.
Quais são as datas dos encontros?
Você encontra essa informação na AGENDA localizada nessa página logo acima.
Qual o objetivo do grupo?
Capacitar o profissional e instrumentalizá-lo quanto aos conceitos e intervenções na área de Saúde Mental no Trabalho como referencial teórico para intervenções no âmbito das organizações e em outros campos de atuação.
Promover o desenvolvimento profissional/pessoal a partir da Saúde Mental no Trabalho, possibilitando uma melhor inserção e/ou crescimento no mercado de trabalho e outros espaços de interação.
Gerar novos conhecimentos e análise crítica na área da Saúde Mental no Trabalho, consoante com o papel dos profissionais enquanto fator protetivo para o desenvolvimento e vida saudável dos indivíduos.
Quais são os pré-requistos para participação no grupo?
Profissionais com ensino Superior completo ou em andamento interessados no tema.
Quais as competências desenvolvidas?
Discutir a relação entre fatores psicossociais com a saúde mental e o bem-estar do trabalhador.
Analisar o trabalho como fonte de saúde e bem-estar do ser humano.
Identificar abordagens teóricas, com base em evidências, que fundamentam os estudos sobre Saúde Mental no Trabalho.
Identificar transtornos mentais e do comportamento relacionados com o trabalho e como proceder.
Pensar e Discutir estratégias para a prevenção e promoção da saúde mental do trabalhador.
Como são as regras, temas e metodologias dos encontros?
No primeiro encontro do grupo, são pactuadas as regras, o mecanismo de funcionamento e estabelecida a linha de estudo do semestre.
Metodologias:
Metodologias ativas diversas para facilitação de grupo.
Grupo de trabalho colaborativo, no primeiro encontro serão definidos os temas a serem trabalhados nos demais encontros e os participantes responsáveis por apresentação desses. As facilitadoras estimularão o grupo no compartilhamento de experiências e possíveis esclarecimentos de dúvidas.
Quem pode participar?
Os Grupos de Estudo são direcionados para profissionais e/ou estudantes interessados na área de Gestão e Pessoas. Para participar:
Sócio da ABRH-RS: estar com sua contribuição social em dia e atender os pré-requisitos estabelecidos para o grupo de interesse.
Não sócio ABRH-RS: investir R$ 288,00 para inscrição por grupo e atender os pré-requisitos estabelecidos para o grupo de interesse.
Como realizar a inscrição?
As inscrições são realizadas, semestralmente, através do site da ABRH-RS e o participante deve inserir o seu Linkedin ao formulário e enviar seu currículo para o e-mail secretaria@abrhrs,org,br, no campo assunto: GE SAÚDE MENTAL NO TRABALHO 2023/2 - CURRÍCULO. Os facilitadores analisam os currículos dos candidatos observando se o candidato contempla os pré-requisitos solicitados para participação no grupo.
IMPORTANTE - para realizar a inscrição sendo sócia a pessoa jurídica, esta deve ser feita pelo cnpj da empresa.
Número total : 30 participantes
Lista de espera: 5 participantes
*Vagas limitadas aos primeiros 30 inscritos.
Número de inscrições por candidato
Pessoa física sócio ou não-sócio poderá inscrever-se em até dois grupos.
O sócio pessoa jurídica poderá inscrever até dois participantes em cada grupo, sendo no máximo dois grupos por participante.
Como os grupos de estudo funcionam?
São realizados até 7 encontros durante o semestre, com participação ativa de todos, contribuindo com pesquisas, debates e informações, contando com o apoio dos facilitadores para mediar a dinâmica do grupo.
Além disto, há um encontro de todos os grupos para o início do semestre e no final em encontro de encerramento do semestre também com participantes de todos os grupos.
Como são as regras, temas e metodologias dos encontros?
No primeiro encontro do grupo, são pactuadas as regras, o mecanismo de funcionamento e estabelecida a linha de estudo do semestre.
Quem participa recebe certificado?
O certificado será entregue aos participantes que tiverem 75% de presença nos encontros e os sócios com anuidade em dia e os não-sócios com a inscrição quitada.
Encontros de abertura e encerramento do semestre poderão ser contabilizados para cálculo de total de presenças durante o semestre.
Como é a comunicação entre ABRH/Facilitadores/Participantes?
A ABRH-RS cria no WhatsApp um grupo para cada um dos grupos de estudo. Lá são colocadas as comunicações oficiais e troca de informações entre os participantes.
Qual a ferramenta utilizada para os encontros virtuais?
Zoom
O link para acesso dos encontros será postado no WhatsApp do grupo, na manhã do dia de cada encontro.
Número de inscrições por candidato
Pessoa física sócio ou não-sócio poderá inscrever-se em até dois grupos.
O sócio pessoa jurídica poderá dois participantes em cada grupo, sendo no máximo dois grupos por participante.
Qual o investimento?
Sócios da ABRH-RS - gratuito.
Não sócios da ABRH-RS - R$ 288,00 por grupo.