Grupos de Estudo
Remuneração: gestão estratégica

14/04/2025
Horário:
19h
Local:
Online / EAD

O que é facilitação e qual é o papel do facilitador.
A facilitação é feita por profissionais que conhecem profundamente o tema a ser estudado, mas diferentemente dos cursos que contam com um/a instrutor/a, o/a facilitador/a não vai prover os conteúdos e ministrar sobre o tema nos encontros. Seu papel é o de conduzir os encontros de forma a incentivar a contribuição ativa dos participantes em debates que despertem diferentes posicionamentos, ampliando conhecimentos e fortalecendo uma rede de relacionamento em torno do tema estudado.
Objetivo do grupo: a remuneração tem papel fundamental para atrair e engajar os profissionais, além de impactar diretamente no desempenho do negócio e na construção de uma marca empregadora forte. Assim, esse grupo de estudos, busca proporcionar aos participantes uma discussão teórico-prática sobre a gestão da remuneração, analisando as principais metodologias existentes, as práticas de mercado e estudos sobre o tema.
Competências desenvolvidas: Análise crítica, Pensamento Sistêmico, Visão Estratégica, Comunicação e People Analytics.
Regras e temas: no primeiro encontro do grupo, são pactuadas as regras, o mecanismo de funcionamento e estabelecida a linha de estudo do semestre.
Metodologia: no primeiro encontro do grupo, serão definidos pelos participantes os temas que serão estudados no semestre e divididos em subgrupos responsáveis pelo desenvolvimento destes temas, conforme um cronograma previamente estabelecido e acordado pelo grupo. Nesta ocasião, também serão feitas as combinações acerca do funcionamento geral do grupo. Serão adotadas metodologias ativas de aprendizagem, onde o grupo construirá a sua jornada com o apoio e a mediação das facilitadoras. Poderão ser utilizados: leituras de textos, artigos e capítulos de livros, estudos de caso, roda de conversas, debates, seminários, exposições dialogadas, oficinas e dinâmicas vivenciais, além de outras técnicas e recursos.
Pré-requisitos para participação: experiência na área de Gestão de Pessoas, já atuando com os temas de remuneração ou com interesse em aprofundar conhecimento no tema. Disponibilidade e comprometimento para realizar as leituras prévias aos encontros e participação ativa nas discussões propostas.
Sócio da ABRH-RS: estar com sua contribuição social em dia e atender os pré-requisitos estabelecidos para o grupo de interesse.
Sócio de outras ABRHs: investir R$ 111,00 para inscrição por grupo e atender os pré-requisitos estabelecidos para o(s) grupo(s) de interesse.
Não Sócio: investir R$ 333,00 para inscrição por grupo e atender os pré-requisitos estabelecidos para o(s) grupo(s) de interesse.
Encontros do grupo: são realizados até 7 encontros durante o semestre, com participação ativa de todos, contribuindo com pesquisas, debates e informações, contando com o apoio dos facilitadores para mediar a dinâmica do grupo.
7 encontros, online, nas segundas-feiras
Cronograma semestre
14 de abril
5 e 19 de maio
2, 16 e 30 de junho
14 de julho
Encontros especiais: encontro de abertura do semestre e encontro de encerramento. Estes dois encontros são realizados com os participantes de todos os grupos juntos.
Encontro de abertura presencial: 18/03 - 19h às 20h30
Encontro de encerramento: 16/07 - 19h às 20h30
Inscrição: as inscrições são realizadas, semestralmente, através do site da ABRH-RS e o participante deve inserir o seu LinkedIn ao formulário e enviar seu currículo para o e-mail secretaria@abrhrs,org,br, no campo assunto: GE - Gestão da remuneração 2025/1 - CURRÍCULO. Os facilitadores analisam os currículos dos candidatos observando se o candidato contempla os pré-requisitos solicitados para participação no grupo.
Importante: inscrições de colaboradores de sócio pessoa jurídica deverá ser realizada pelo cnpj da empresa.
Número total: 30 participantes
Lista de espera: 5 participantes
*Vagas limitadas aos primeiros 30 inscritos.
Número de inscrições por candidato: pessoa física sócio ou não-sócio poderá inscrever-se em até dois grupos. O sócio pessoa jurídica poderá inscrever até dois participantes em cada grupo, sendo no máximo dois grupos por participante.
Cerificado: o certificado será entregue aos participantes que tiverem 75% ou mais de presença nos encontros e estiverem em dia com sua anuidade junto à ABRH-RS e os não-sócios com a inscrição quitada. Fica a critério e juízo da ABRH-RS, contabilizar ou não, para cálculo de total de presenças durante o semestre, a presença nos encontros de abertura e encerramento do semestre.
Comunicação entre ABRH/Facilitadores/Participantes: a ABRH-RS cria um grupo de whatsapp para cada um dos grupos de estudo. Lá serão feitas as comunicações oficiais, a troca de informações entre os participantes bem como o link de acesso aos encontros.
Plataforma dos encontros: zoom. O link para acesso dos encontros será postado no whatsapp do grupo, na manhã do dia de cada encontro.
Contato
51 9 9188-6123