Grupos de Estudo
GESTÃO DA DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO

Início em:
12/09/2024
Horário:
19h15 às 20h45
Local:
Online / EAD
Facilitador(es):
Camila Guerreiro da Silva
Gisele de Oliveira

O que é facilitação e qual é o papel do facilitador?

A facilitação é feita por profissionais que conhecem profundamente o tema a ser estudado, mas diferentemente dos cursos que contam com um/a instrutor/a, o/a facilitador/a não vai prover os conteúdos e ministrar sobre o tema nos encontros. Seu papel é o de conduzir os encontros de forma a incentivar a contribuição ativa dos participantes em debates que despertem diferentes posicionamentos, ampliando conhecimentos e fortalecendo uma rede de relacionamento em torno do tema estudado.

Objetivo do grupo:

 A inclusão social é um dos maiores desafios da atualidade. Ela nos faz repensar nas nossas atitudes e nos provoca a entender que não fomos educados em nenhuma esfera social a sermos mais inclusivos com as diferenças. Nas organizações, o desafio é ainda maior, visto que muitas organizações ainda não são estratégicas com a pauta. Uma boa gestão da diversidade traz inúmeros benefícios para a organização e estimula uma sociedade mais próspera. Nesse grupo, você ampliará o conhecimento sobre a pauta e será convidada (o) a se reconstruir como ser humano e conhecer um novo comportamento de vida: ser inclusiva (o)!

Competências desenvolvidas:

Compreensão do mundo (desigualdade social, preconceito, discriminação) – Desconstrução de vieses (in)conscientes – Empatia – Construção do ser inclusivo – Conhecimento da temática para dentro das organizações – Aplicabilidade de projetos e práticas de inclusão na vida e nas empresas.

Regras, temas e metodologias dos encontros:

No primeiro encontro do grupo, são pactuadas as regras, o mecanismo de funcionamento e estabelecida a linha de estudo do semestre.

Metodologias

Os grupos de estudos serão mediados no formato online, aliando alguns conceitos sobre a temática com a prática, proporcionando uma reeducação sobre a inclusão social e os benefícios da gestão da diversidade nas organizações.

Metodologias utilizadas: Debates – Webinar – Análise de caso – Palestras.

Periodicidade:

5 encontros durante o semestre. Consultar AGENDA (menu acima, do lado esquerdo)

Carha horária mínima de cada encontro: 1h30min

Além disso, há um encontro de abertura e um de encerramento do semestre com a participação de todos os grupos.

Número de vagas:

Número total: 30 participantes

Lista de espera: 5 participantes

*Vagas limitadas aos primeiros 30 inscritos.

Critérios e pré-requisitos para participação:

Profissionais com ensino superior em andamento e completo.

Interesse pela temática e que esteja planejando/desenvolvendo ações de gestão da diversidade na organização.

Investimento:

Sócio da ABRH-RS: Gratuito. O associado deverá estar com sua contribuição social em dia e atender os pré-requisitos estabelecidos para participação no grupo. 

Sócios de ABRHs: investir R$ 159,00 para inscrição por grupo e atender os pré-requisitos estabelecidos para para participação no grupo. 

Não sócio ABRH-RS: investir R$ 317,00 para inscrição por grupo e atender os pré-requisitos estabelecidos para  para participação no grupo. 

IMPORTANTE:

Pessoa Jurídica deve realizar a inscrição através do cnpj e incluir participante. Havendo vaga e preenchendo os pré-requisitos, inscrição até 2 colaboradores por grupo.

Pessoa Física deve realizar a inscrição através do cpf. Havendo vaga e preenchendo os pré-requisitos, inscrição em até 2 grupos.

As inscrições são realizadas, semestralmente, através do site da ABRH-RS e o participante deve inserir o seu Linkedin ao formulário. Não possuindo linkedin ou este está inativo, enviar o seu currículo para secretaria@abrhrs.org.br, no campo assunto: GE GESTÃO DA DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO 2024/2 - CURRÍCULO.  Os facilitadores analisam o currículo do candidato observando se o candidato contempla os pré-requisitos solicitados para participação no grupo. 

Certificado:

O certificado será entregue a participante que tiver 75% de presença nos encontros. O sócio deve estar com anuidade em dia e não-sócios com a inscrição quitada.

Encontros de abertura e encerramento do semestre poderão ser contabilizados para cálculo de total de presenças durante o semestre.

Comunicação entre ABRH-RS/Facilitadores/Participantes:

A ABRH-RS cria no WhatsApp um grupo para cada um dos grupos de estudo. 

Ferramenta utilizada para os encontros virtuais:

Zoom

O link para acesso dos encontros será postado no WhatsApp do grupo, na manhã do dia de cada encontro.

Contato:

secretaria@abrhrs.org.br ou

51 9 9188-6123

Patrocinadores de Gestão