Grupos de Estudo
GESTÃO DA DIVERSIDADE

Início em:
25/08/2022
Horário:
19:00 às 20:30
Local:
Online
Facilitador(es):
Camila Guerreiro da Silva
Gisele de Oliveira

O que é facilitação e qual é o papel do facilitador?

A facilitação é feita por profissionais que conhecem profundamente o tema a ser estudado, mas diferentemente dos cursos que contam com um/a instrutor/a, o/a facilitador/a não vai prover os conteúdos e ministrar sobre o tema nos encontros. Seu papel é o de conduzir os encontros de forma a incentivar a contribuição ativa dos participantes em debates que  despertem diferentes posicionamentos, ampliando conhecimentos e fortalecendo uma rede de relacionamento em torno do tema estudado.

Quais são as datas dos encontros?

Você encontra essa informação na AGENDA localizada nessa página logo acima. 

Qual o objetivo do grupo?

A inclusão social é um dos maiores desafios da atualidade. Ela nos faz repensar nas nossas atitudes e nos provoca a entender que não fomos educados em nenhuma esfera social a sermos mais inclusivos com as diferenças. Nas organizações, o desafio é ainda maior, visto que muitas organizações ainda não são estratégicas com a pauta. Uma boa gestão da diversidade traz inúmeros benefícios para a organização e estimula uma sociedade mais próspera. Nesse grupo, você ampliará o conhecimento sobre a pauta e será convidada (o) a se reconstruir como ser humano e conhecer um novo comportamento de vida: ser inclusiva (o)!

Quais são os critérios para participação no grupo?

Interesse pela temática e que esteja planejando/desenvolvendo ações de gestão da diversidade na organização.

A partir de 18 anos.

Quais os critérios técnicos para o acesso? 

Acesso a boa conexão (mínimo 2 MB), utilizar fones de ouvido e/com microfone, utilizar webcam para melhor interação, disponibilidade de local reservado nos horários dos encontros.

Quais as competências desenvolvidas?

Compreensão do mundo (desigualdade social, preconceito, discriminação) – Desconstrução de vieses (in)conscientes – Empatia – Construção do ser inclusivo – Conhecimento da temática para dentro das organizações – Aplicabilidade de projetos e práticas de inclusão na vida e nas empresas.

Quem pode participar?

Os Grupos de Estudo são direcionados para profissionais e/ou estudantes interessados na área de Gestão de Pessoas. Para participar:

Sócio da ABRH-RS: estar com sua contribuição social em dia e atender os pré-requisitos estabelecidos para o(s) grupo(s) de interesse. 

Não sócio ABRH-RS: investir R$ 288,00 para inscrição por grupo e atender os pré-requisitos estabelecidos para o(s) grupo(s) de interesse. 

Como realizar a inscrição?

As inscrições são realizadas, semestralmente, através do site da ABRH-RS e o participante deve inserir o seu Linkedin ao formulário. Não possuindo linkedin ou este está inativo, enviar o seu currículo para socios@abrh-rs.org.br, no campo assunto: GE GESTÃO DA DIVERSIDADE 2022/2 - CURRÍCULO.  Os facilitadores analisam os currículos dos candidatos para verificar se o interessado atende aos requisitos exigidos.  

Número total : 30 participantes

Lista de espera: 5 participantes

*Vagas limitadas aos primeiros 30 inscritos.  

Em até quantos grupos de estudo poderei participar? 

Pessoa física sócio ou não-sócio poderá inscrever-se em até duas inscrições nos grupos. Pessoa jurídica sócio ou não sócio poderá inscrever dois participantes em cada grupo, sendo no máximo dois grupos por participante.

Como os grupos de estudo funcionam?

São realizados até 7 encontros durante o semestre, com participação ativa de todos, contribuindo com pesquisas, debates e informações, contando com o apoio dos facilitadores para mediar a dinâmica do grupo.  

Além disto, há um encontro de todos os grupos para o início do semestre e no final em encontro de encerramento do semestre também com participantes de todos os grupos.

Como são as regras, temas e metodologias dos encontros?

No primeiro encontro do grupo são pactuadas as regras, o mecanismo de funcionamento e estabelecida a linha de estudo do semestre.

Metodologias:

Os grupos de estudos serão mediados via Zoom aliando teoria x prática, proporcionando uma troca de experiências e construção coletiva de novos conhecimentos.

Os métodos de estudo são variados e escolhidos de acordo com o perfil e interesse de cada grupo. Podem ser utilizados: leitura orientada, estudo de casos, debates, convite de palestrantes especializados, painéis, seminários, pesquisa e apresentações dos participantes, individuais ou coletivas, utilizando todos os recursos didáticos disponíveis, apresentação em ppt, vídeos, webinar, podcasts, etc...

Quem participa recebe certificado? 

O certificado será entregue aos participantes que tiverem 75% de presença nos encontros. Os sócios devem estar adimplentes junto a ABRH-RS e os não-sócios com a inscrição quitada. A princípio são contabilizadas somesnte as presenças nos 7 encontros do grupo.

Fica a critério e juízo da ABRH-RS contabilizar ou não, para cálculo de total de presenças durante o semestre, a presença nos encontros de abertura e encerramento do semestre.

Como funciona a comunicação entre ABRH/Facilitadores/Participantes?

A ABRH-RS cria no WhatsApp um grupo para cada um dos grupos de estudo. É enviado um link para cada participante aceitar o acesso ao grupo. Lá são colocadas as comunicações oficiais e troca de informações entre os participantes.

Onde ocorrem os encontros? 

Plataforma Zoom. O link para acesso dos encontros será postado no WhatsApp do grupo, na manhã do dia de cada encontro.

Qual o investimento ?

Sócios da ABRH-RS - gratuito.
Não sócios da ABRH-RS - R$ 288,00 por grupo.

 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais