Grupos de Estudo
Comunicação e Ações Motivacionais: Estratégias de Comunicação Inspiradora, Motivação e Engajamento Organizacional

02/04/2025
Horário:
19h30 às 21h
Local:
Online / EAD

O que é facilitação e qual é o papel do facilitador
A facilitação é feita por profissionais que conhecem profundamente o tema a ser estudado, mas diferentemente dos cursos que contam com um/a instrutor/a, o/a facilitador/a não vai prover os conteúdos e ministrar sobre o tema nos encontros. Seu papel é o de conduzir os encontros.
Objetivo do grupo: Fomentar um ambiente de aprendizado colaborativo, voltado para a troca de experiências, boas práticas e reflexões sobre estratégias de comunicação e ações motivacionais. O grupo busca desenvolver habilidades essenciais para que profissionais de Recursos Humanos possam liderar processos de engajamento, alinhar mensagens estratégicas e estimular a motivação no ambiente organizacional.
Competências desenvolvidas:
- Comunicação Eficaz: Habilidade para transmitir ideias de forma clara e persuasiva, alinhando objetivos organizacionais e expectativas individuais.
- Autodesenvolvimento: Capacidade de identificar oportunidades de crescimento pessoal e profissional por meio de reflexões e trocas com o grupo.
- Trabalho em Equipe: Colaboração, empatia e habilidade para construir relacionamentos positivos, essenciais para o sucesso das dinâmicas organizacionais.
Regras e temas: no primeiro encontro do grupo, são pactuadas as regras, o mecanismo de funcionamento e estabelecida a linha de estudo do semestre.
Metodologia: metodologias ativas diversas para facilitação de grupo. Grupo de trabalho colaborativo. No primeiro encontro são definidos os temas a serem trabalhados nos demais encontros e os participantes responsáveis por apresentação desses. As facilitadoras estimularão o grupo no compartilhamento de experiências e possíveis esclarecimentos de dúvidas.
Resultados esperados: Ao final do ciclo de encontros, espera-se que os participantes estejam mais capacitados para:
- Desenvolver ações motivacionais alinhadas às necessidades das equipes;
- Estruturar estratégias de comunicação interna que promovam engajamento e alinhamento;
- Aplicar os conhecimentos adquiridos no dia a dia, contribuindo para um ambiente organizacional mais harmonioso e produtivo.
Pré-requisitos para participação: interesse no tema e ter qualquer graduação concluída.
Sócio da ABRH-RS: estar com sua contribuição social em dia e atender os pré-requisitos estabelecidos para o grupo de interesse.
Sócio de outras ABRHs: investir R$ 111,00 para inscrição por grupo e atender os pré-requisitos estabelecidos para o(s) grupo(s) de interesse.
Não Sócio: investir R$ 333,00 para inscrição por grupo e atender os pré-requisitos estabelecidos para o(s) grupo(s) de interesse.
Encontros do grupo: são realizados até 7 encontros durante o semestre, com participação ativa de todos, contribuindo com pesquisas, debates e informações, contando com o apoio dos facilitadores para mediar a dinâmica do grupo.
7 encontros, online, nas quartas-feiras, 19h30 às 21h
Cronograma semestre
2 e 23 de abril
7 e 21 de maio
4 e 18 de junho
2 de julho
Encontros especiais: encontro de abertura do semestre e encontro de encerramento. Estes dois encontros são realizados com os participantes de todos os grupos juntos.
Encontro de abertura presencial: 18/03 - 19h às 20h30
Encontro de encerramento:
Inscrição: as inscrições são realizadas, semestralmente, através do site da ABRH-RS e o participante deve inserir o seu LinkedIn ao formulário e enviar seu currículo para o e-mail secretaria@abrhrs,org,br, no campo assunto: GE - Comunicação & Ações Motivacinais 2025/1 - CURRÍCULO. Os facilitadores analisam os currículos dos candidatos observando se o candidato contempla os pré-requisitos solicitados para participação no grupo.
Importante: inscrições de colaboradores de sócio pessoa jurídica deverá ser realizada pelo cnpj da empresa.
Número total: 30 participantes
Lista de espera: 5 participantes
*Vagas limitadas aos primeiros 30 inscritos.
Número de inscrições por candidato: pessoa física sócio ou não-sócio poderá inscrever-se em até dois grupos. O sócio pessoa jurídica poderá inscrever até dois participantes em cada grupo, sendo no máximo dois grupos por participante.
Cerificado: o certificado será entregue aos participantes que tiverem 75% ou mais de presença nos encontros e estiverem em dia com sua anuidade junto à ABRH-RS e os não-sócios com a inscrição quitada. Fica a critério e juízo da ABRH-RS, contabilizar ou não, para cálculo de total de presenças durante o semestre, a presença nos encontros de abertura e encerramento do semestre.
Comunicação entre ABRH/Facilitadores/Participantes: a ABRH-RS cria um grupo de whatsapp para cada um dos grupos de estudo. Lá serão feitas as comunicações oficiais, a troca de informações entre os participantes bem como o link de acesso aos encontros.
Plataforma dos encontros: zoom. O link para acesso dos encontros será postado no whatsapp do grupo, na manhã do dia de cada encontro.
Contato
secretaria@abrhrs.org.br - 51 9 9188-6123