Veja como atrair o candidato ideal para seu processo de recrutamento e seleção

Em muitas empresas, o principal desafio é consolidar uma equipe que apresente qualidades acima da média, com profissionais de talento e adequados às suas respectivas funções. Porém, isso implica que o processo de recrutamento e seleção seja capaz de captar esse candidato. Uma tarefa mais difícil do que aparenta à primeira vista.

Mesmo que você tenha dinâmicas bem planejadas e uma boa análise de currículo, isso não será suficiente caso o candidato ideal não chegue até sua empresa. Diante disso, o melhor caminho é aprender como captar esse indivíduo. Fazer com que ele vá até o seu negócio, já buscando a vaga na qual melhor se encaixa.

Para esclarecer esse tema, aqui estão 3 passos que podem ser seguidos para alcançar tal objetivo:

 

Estabeleça o perfil que deseja atrair

O primeiro erro que pode prejudicar o processo de recrutamento e seleção de um candidato ideal é não ter uma noção clara do perfil profissional que se busca. Dessa forma, mesmo que ele participe do processo, ainda pode ser deixado de lado pela empresa, pois não será identificado.

A consolidação desse perfil depende de vários fatores. Como o cargo que ele deve preencher, quais valores ele deve cultivar, a formação necessária, experiência desejada, entre outros. Para alcançá-lo, é necessário fazer uma lista de tais componentes. É preciso determinar quais deles possuem maior prioridade diante das funções do cargo em questão. Isso ajudará a entender melhor o profissional que deve entrar na empresa.

 

Tenha uma descrição explícita da vaga e do candidato que busca

Ao anunciar o cargo em questão, é normal receber diversos currículos que não se encaixam no perfil desejado. Afinal, não é de se esperar que todos saibam o tipo de candidato que a empresa espera sem nenhuma informação extra. Por isso, a melhor prática é incluir essa descrição, mesmo que de forma resumida, dentro das informações da vaga.

Com esses dados, será possível não só atrair o perfil certo de candidato como também filtrar aqueles que não são adequados. Isso vai poupar muito tempo e esforço, tanto em análise de currículos quanto no processo seletivo como um todo.

 

Inclua descrições mais detalhadas sobre a empresa

Em geral, o perfil ideal de candidato já apresenta alguma experiência passando pelo processo de recrutamento e seleção de outras empresas. Isso significa que ele mesmo pode notar em quais negócios se encaixa melhor e os anúncios mais vantajosos. E um critério de corte aqui são vagas com poucas informações.

Falar sobre a empresa na qual o candidato vai trabalhar oferece alguns benefícios. Primeiro, ele pode avaliar se o perfil dele está de acordo com a empresa como um todo. Segundo, anúncios sem dados suficientes implicam vagas não muito boas aos olhos de profissionais um pouco mais capacitados. Não há grandes custos envolvidos nessa descrição e ela pode ser replicada em várias outras ofertas de vagas.

E ainda, se você quer um processo seletivo mais ágil, confira essa dicas.

Com tais informações, já é possível captar o candidato ideal para o processo de recrutamento e seleção. Além disso, para aprender mais sobre os fundamentos desse trabalho, basta conhecer o curso de recrutamento e seleção da ABRH-RS e aprender rapidamente o que precisa saber.

Leave a Reply

9 − five =