Essa dica poderosa te ensina a fazer um processo de recrutamento e seleção mais ágil

Você como profissional da área de RH sabe que os prazos são realmente importantes. Quando uma empresa abre vaga para algum colaborador, o processo de recrutamento e seleção precisa ser eficiente e rápido para entregar o que a firma necessita.

Para fazer diferença com o seu trabalho, entregar antes do prazo é uma recomendação que você deve levar como lei.

 

Quando você entrega mais e melhor, o seu trabalho é bem visto.

Veja a dica que temos para você tornar o processo de recrutamento mais ágil e selecionar um colaborador com qualidade através de um processo simples e eficaz.

 

Como fazer um bom processo de recrutamento e seleção

Antes de apresentar a dica, queremos que você preste atenção em algo muito importante. O recrutamento não pode ser rápido e não ter qualidade. Selecionar um candidato rápido é muito fácil, mas se você não prestar atenção, ele pode trazer problemas futuros.

 

Mas como resolver o problema da qualidade sem diminuir a rapidez?

Primeiramente você deve conhecer os processos básicos de seleção. Isso para poder adequar o seu tempo ao que realmente é necessário e prestar atenção na hora de escolher um colaborador.

Você já conhece o curso de Seleção por Competências que a ABRH-RS oferece? Através dele você conhece as vantagens de um processo de recrutamento e seleção com base nas competências do candidato para a vaga. Entender de vez o que é importante na hora de selecionar um colaborador.

E vamos a dica de outro do processo seletivo rápido e eficaz!

 

Faça uma check-list sobre tudo que é necessário para o recrutamento

Esse é o primeiro passo para começar a sua seleção. Essa check-list vai te acompanhar do começo ao fim do processo. Assim, sem que você se esqueça de nada que é necessário para fazer um bom recrutamento.

Nós recomendamos que você faça ela de acordo com a prioridade de assuntos a serem resolvidos. Dessa forma, você monta um cronograma para não se perder e deixa tudo menos complicado.

 

Defina prazos para as atividades da sua check-list

Outro passo importante dentro dessa dica é se preocupar com os prazos das atividades. Você precisa defini-los e cumpri-los. Para isso, nós temos uma dica para você não se perder nos prazos.

Na hora do anúncio, libere um cronograma com a data de cada atividade. Como, por exemplo, encerramento das inscrições para a vaga, processo de avaliação dos candidatos através do currículo, data de avaliação presencial e data da divulgação do resultado do processo de seleção.

É importante que você entenda que, ao divulgar essas informações, você terá o compromisso com outras pessoas. Será preciso entregar o que foi prometido no cronograma e assim, o seu processo seletivo vai ter fim.

 

Tenha o seu próprio modelo de estrutura para um processo seletivo

Como você é quem vai fazer o processo de seleção, procure adequar o seu recrutamento ao melhor jeito que você encontrar de trabalhar.

Nós recomendamos que você pesquise os modelos de estrutura de um processo seletivo. E então, monte o seu próprio baseado no que funciona para você.

Está interessado em saber mais sobre o processo de recrutamento e seleção e como seu um profissional reconhecido na área?

O curso de recrutamento e seleção que a ABRH-RS oferece pode ajudar, e muito, a dar um rumo novo à sua carreira.

Não deixe de conferir nossa última dica e deixar o seu comentário sobre o que você tem dificuldades no processo de recrutamento e seleção.

Deixe uma resposta

um × três =