Saiba quais as melhores ferramentas tecnológicas para um Recrutamento e seleção de sucesso

Algumas pessoas têm dificuldade de utilizar a tecnologia ao seu favor para fazer o recrutamento e seleção de colaboradores para empresas. É certo que atualmente, usar a tecnologia e a internet é a melhor forma de fazer isso.

Nós trouxemos para você algumas dicas sobre ferramentas de recrutamento e seleção que são pura tecnologia ao seu favor. Não deixe de usá-las para ter sucesso na hora de selecionar os melhores colaboradores para sua empresa.

Ao final, temos a solução que você precisa para se tornar um bom recrutador e ser reconhecido dentro da sua empresa e no mercado de trabalho.

 

Ferramentas de recrutamento e seleção

Sabe por que as ferramentas que a tecnologia oferece são importantes? Porque além de aproximar os candidatos da empresa, elas são também a maior fonte de comunicação universal.

Na internet, por exemplo, uma informação se espalha em uma velocidade que meio de comunicação nenhum consegue fazer igual. Sendo assim, mais pessoas qualificadas para as vagas que você oferece vão aparecer para concorrer.

Mesmo assim, o processo seletivo e comunicação precisa estar alinhado ao perfil e tipo de vaga. Pode haver vagas em que o público-alvo não está na internet e você precisará procurar outras formas de se comunicar.

 

Quais são as melhores ferramentas tecnológicas para recrutamento e seleção?

Nós não vamos muito longe! Te entregaremos três ferramentas indispensáveis para processos seletivos de qualidade e te mostraremos como utilizá-las.

 

Redes sociais

Instagram, Facebook, WhatsApp e LinkedIn são as redes mais utilizadas. O LinkedIn é uma rede social mais focada no profissional, trazendo até mesmo a possibilidade de empresas lançarem suas candidaturas para vagas.

Mesmo assim, o Facebook, Instagram e WhatsApp continuam sendo mais utilizados, sendo uma ótima forma de fazer bons anúncios de vagas e selecionar bons candidatos. Assim você encontrará um número maior de potenciais colaboradores ao saber fazer um bom anúncio.

Com as redes sociais, você terá um número muito maior de candidatos qualificados sabendo das vagas que você oferece, abrindo assim um leque de oportunidades para montar um bom time para sua empresa.

 

Portais de vagas de emprego

Os portais de vagas são ferramentas que todos utilizam para saber quais são as vagas disponíveis no mercado. Eles funcionam como uma espécie de buscador, então você pode selecionar os candidatos através de suas qualificações para chegar em um número menor e mais focado no que você precisa.

 

Planilhas e softwares

Estas não são utilizadas na web, mas podem ajudar bastante. Tanto o Excel quando Word e Power point podem ser ótimas ferramentas de organização de dados, criação de formulários e apresentações da empresa para candidatos respectivamente.

Dessa forma você organiza tudo que precisa sem a necessidade de muito papel.  Procure por softwares de recrutamento e seleção e encontrará boas ferramentas que vão facilitar a organização do seu processo seletivo.

 

Saiba buscar conhecimento para fazer um bom recrutamento

Nossa dica final é que você veja a internet como fonte de conhecimento para se tornar um profissional melhor. Esta também é uma maneira de melhorar o seu recrutamento e seleção de candidatos.

Recomendamos que você dê uma olhada nos cursos de Recrutamento e Seleção que a ABRH-RS oferece, pois assim você utiliza a prática e a teoria ao seu favor na hora de escolher os colaboradores e se tornar o maior responsável pelo crescimento da sua empresa.

Não deixe de acompanhar o nosso blog para saber mais sobre recrutamento e seleção. Até a próxima!

Leave a Reply

nineteen + twelve =