O que é Educação Corporativa e como ela pode ser transformadora

Quem é profissional da área de Recursos Humanos sabe que uma das principais necessidades das empresas hoje é a de elevar a produtividade de seu quadro de funcionários de um modo eficiente e saudável.

E que para a realização dessa necessidade, várias abordagens e estratégias podem ser aplicadas dentro das empresas.

E uma das mais eficientes na atualidade é a prática da chamada educação corporativa.

Se você é um profissional de RH, mas ainda não conhece essa prática, então é importante que leia nosso artigo de hoje até o fim.

Pois vamos mostrar nas próximas linhas o que é essa modalidade de educação e como ela pode ajudar uma empresa a ter uma equipe satisfeita e mais produtiva.

 

Afinal, o que é a Educação Corporativa?

Também conhecida como Educação Empresarial, a Educação Corporativa é um processo de formação desenvolvido por uma empresa com o fim de alcançar um único objetivo maior.

Que é o de institucionalizar na empresa uma cultura de aprendizagem contínua. Sendo que esta cultura tem por prioridade a obtenção, manutenção e disseminação do conhecimento.

É um esforço minucioso das instituições de uma organização empresarial em busca do desenvolvimento contínuo das pessoas envolvidas em seu projeto.

O que engloba os funcionários da companhia, mas também os fornecedores, clientes e até a sociedade como um todo. De forma a gerar valor que contribua para a produtividade, alcance de metas e crescimento da organização.

 

Como a Educação Corporativa é aplicada de forma prática nas empresas

Agora que já sabemos o que a Educação Corporativa é, precisamos aprender como a mesma é aplicada em uma empresa.

Em geral, as ações tomadas por esse negócio abordam o uso de cursos, sejam eles presenciais ou não. Veja algumas tendências da Educação Corporativa.

Os cursos ministrados em uma empresa podem prioritariamente trabalhar o aprendizado dos colaboradores em conhecimentos chave para a operação da companhia. Ou seja, cursos cujo o aprendizado beneficie a empresa de forma direta, capacitando os colaboradores a executar melhor suas funções.

No entanto, eles podem ser destinados a desenvolver capacidades individuais dos funcionários. Podem ter relação mais com o desenvolvimento pessoal do funcionário do que profissional.

Mas que no fim irá se refletir na qualidade do profissional e sua satisfação para com a empresa.

 

Principais vantagens de se trabalhar a Educação Corporativa em um negócio

As vantagens geradas pela prática da educação corporativa, tanto para a empresa quanto para os funcionários e demais envolvidos com a organização, são muitas.

Para começar temos a vantagem competitiva. O que é evidente visto que a prática preconiza uma evolução no conhecimento. O que gera uma vantagem tanto em termos de produtividade na empresa, quanto na qualidade do trabalho desempenhado.

Além disso, também pode ser citada a melhora no engajamento da equipe de funcionários para com a empresa. Frequentemente o quadro de colaboradores passa a ver a empresa como um local onde, mais que trabalhar e serem remunerados, podem evoluir e progredir em um eventual plano de carreira.

Sem falar que os investimentos nesse tipo de educação podem gradualmente gerar inovações dentro do núcleo de funcionários. Além de ser um forte diferencial contra as concorrentes.

 

Quer saber como fazer um levantamentos das necessidades de treinamento da equipe? Leia nosso artigo para aprender mais sobre o assunto.

 

 

Leave a Reply

one × 4 =