Entenda tudo sobre a folha de pagamento dos seus funcionários

Aprender a calcular a folha de pagamento dos funcionários com cuidado é uma obrigação de quem atua no RH de uma empresa. Cuidado para não cometer alguns erros pequenos que podem se tornar uma verdadeira dor de cabeça.

Aqui, você entende o que é uma folha de pagamento e como você pode fazer uma gestão eficiente. Nossas dicas vão te ajudar a desempenhar um excelente papel.

 

O que é a folha de pagamento?

A folha de pagamento é uma síntese das atividades de um funcionário. Por meio desse documento legal, você pode ter acesso a horas trabalhadas, horas extras, formas de pagamento, descontos, entre outros. Ou seja, em termos simples, essa seria uma via de comunicação entre funcionário, empresa e governo.

Toda empresa precisa saber fazer o cálculo correto da folha de pagamento. Bem como, é obrigação da equipe de RH ficar de olho no banco de horas e nos repousos e faltas dos colaboradores.

Se você quer saber mais sobre o banco de horas, basta clicar aqui. Você também pode utilizar uma planilha para calcular a folha de pagamento. Baixe gratuitamente aqui.

Agora que você já sabe o que é uma folha de pagamento, vamos dar algumas dicas para não errar na hora de investir nesse documento. Confira!

 

Cuidado com impostos e descontos

Um funcionário nunca recebe o salário bruto. Por isso, você precisa estar atento e calcular a folha de pagamento considerando os descontos legais. É essencial ter informações sobre o salário líquido também.

Nossa dica é sempre manter uma fiscalização nos impostos e descontos. Afinal, como mencionamos, a folha de pagamento tem comunicação com o governo também. Essa conexão se dá por pagamento de impostos e afins.

Não se esqueça de deixar o funcionário consciente quanto aos descontos. A comunicação deve ser direta e clara, com a possibilidade de garantia integral de direitos.

Conheça mais! Alguns descontos são obrigatórios e outros variáveis conforme a situação do funcionário, que podem ser:

  • INSS
  • IRRF
  • Vale Transporte
  • Vale Refeição
  • Empréstimo Consignado
  • Pensão Alimentícia

 

Escolha um sistema de trabalho

Para começar a produzir uma folha de pagamento de qualidade, você precisa investir em um software de folha de pagamento completo. Nunca utilize o método manual. Assim como pode ser mais demorado, ele pode levar a sua equipe de gestão a erros fatais.

Você pode até apostar em padronizações. Por exemplo, se há algum desconto igual para todos os funcionários do setor, deixe a informação programada no sistema. A economia de tempo é realmente expressiva.

Um dos diferenciais, na execução correta dos cálculos da folha de pagamento, está na qualidade da parametrização dos dados de acordo com as características de cada empresa.

 

Fique de olho em informações adicionais

Ter informações adicionais sobre cada funcionário em mãos pode te ajudar a evitar confusões. Pode ser que, por exemplo, um colaborador tenha feito banco de horas e tenha tirado uma folga. Se você não possuir esses dados, pode acabar dando um desconto indevido no valor final do salário.

Não se esqueça, também, de dar uma olhada na reforma da lei trabalhista. Clique aqui e acesse um excelente conteúdo sobre cálculo da folha de pagamento depois da reforma e tire suas dúvidas.

1 thought on “Entenda tudo sobre a folha de pagamento dos seus funcionários”

  1. Bom dia quero saber sobre desconto na folha de pagamento: sou professora e tenho que cumprir horaa atividades e como não estava conseguindo fazer essas horas atividades pois a escola onde eu trabalho não abriu em outro período para que eu pudesse concluir essa minha jornada, informe a secretaria de educação e nada foi feito e agora eles geratam a folha de.pagamento e vão me descontar as horas atividades eescriminado como não cumprir com as horas atividades . E eu desde o primeiro momento informei na secretaria o que estava acontecendo, como faço para obter o meu desconto anulado. Pois não foi minha culpa pelo não cumprimento das minhas obrigações.

Leave a Reply

seven + 7 =