5 tendências da educação corporativa

A educação corporativa está criando, ano após ano, uma transformação cultural significativa nas empresas. Veja nosso artigo sobre as vantagens de ter uma gestão da educação corporativa.

Uma transformação de estímulo a uma cultura contínua de aprendizagem dentro das equipes colaboradoras de negócios de todos os mercados.

As abordagens e metodologias presentes na educação corporativa constituem, quando aplicadas corretamente, um poderoso diferencial competitivo entre a empresa que investe nessa educação e suas concorrentes de mercado.

Neste conteúdo, vamos conhecer 5 tendências que prometem elevar ainda mais os resultados dessa abordagem para os próximos anos.

Acompanhe!

 

1# Microlearning

O Microlearning é uma prática cada vez mais adotada em empresas que praticam a educação corporativa.

Ela é uma tendência que consiste no uso de conteúdos de curta duração, como vídeos rápidos e textos de estudo de apenas uma página.

O objetivo do Microlearning é que o colaborador da empresa tenha acesso ao conteúdo ensinado aos poucos. O que permite ao colaborador ter mais tempo para refletir e assimilar o conteúdo que está sendo ensinado nos treinamentos e cursos.

 

2# Gamification

Já utilizada por algumas empresas , esta ainda é uma forte tendência no âmbito da gestão de pessoas e de conhecimento corporativo.

A prática de gamification usa dos jogos e seus recursos para tornar o aprendizado dos colaboradores mais divertido, envolvente e atrativo. Agora, engana-se quem acha que é simplesmente colocar os colaboradores diante de um videogame e ter resultados em seu aprendizado.

A gamification pode ser feita — por exemplo — misturando atividades do dia a dia com pontuações e missões para o quadro de funcionários.

Claro, as atividades devem passar aquilo que está tentando se ensinar aos colaboradores para gerar resultados de aprendizagem. Que neste quadro são obtidos mais facilmente pois os colaboradores não veem o estudo e o método como algo chato e entediante.

 

3# E-learning

O ambiente digital é cada vez mais usado no cotidiano das pessoas e empresas.

Porquê não usar o mesmo para ensinar colaboradores e gerar um aprendizado mais eficazes?

Pois é justamente isso que o e-learning se propõe a fazer. Em geral, a prática consiste em usar uma plataforma digital e online para a transmissão e distribuição do conteúdo a ser ensinado aos colaboradores.

Neste quadro, os funcionários de uma empresa passam a ter acesso a plataforma digital onde estão os cursos e treinamentos.

As vantagens de usar essa abordagem na educação corporativa são muitas, mas dentre elas a principal a ser mencionada é a flexibilidade. Pois possibilita que os funcionários com acesso a plataforma estudem de qualquer lugar.

 

4# Treinamentos e aprendizado com base nas competências

Essa é uma tendência muito recente e que implica em uma política de investimentos mais forte em educação corporativa.

Nela, os treinamentos e cursos oferecidos aos colaboradores não são escolhidos de forma generalizada, mas sim de modo mais específico.

O foco desses treinamentos é desenvolver capacidades já existentes nos funcionários de forma específica. E então alinhar essas capacidades aos objetivos da empresa.

 

5# Personalização da educação corporativa

A quinta e última das tendências na educação corporativa da nossa lista é cada vez mais frequente nas empresas.

A personalização da educação corporativa baseia-se em trabalhar individualmente com cada colaborador da empresa. A fim de que o mesmo assimile mais conhecimento. O conteúdo é passado de forma totalmente individual e de acordo com objetivos e ordem de aprendizado específicos.

Assim, o foco está dedicado em cada funcionário conseguir aprender no seu ritmo. Desenvolvendo as competências necessárias para a empresa em sua área de atuação.

Esperamos que tenham gostado dessa lista, pois aqui estão cinco tendências da educação corporativa que estão otimizando os resultados de empresas em todo o mundo.

 

Quer aprender mais sobre a educação corporativa, então venha conferir nossos cursos sobre o tema para entender melhor a prática.

 

Leave a Reply

2 × three =