Você já buscou informações sobre como a mentoria pode tornar-se uma ferramenta para potencializar gestores?

 

Com o objetivo de melhorar a gestão, as organizações estão implementando o processo de mentoria. Este conceito consiste na troca de conhecimentos entre o líder, que possui mais experiências de atuação no mercado, e o profissional no início de sua carreira. A liderança passa a ser o tutor deste jovem funcionário e irá disponibilizar seu tempo para compartilhar vivências e aprendizagens com o intuito de orientá-lo a desenvolver uma carreira com mais qualidade.

 

Esse processo fortalece o engajamento entre as pessoas no ambiente corporativo, propiciando um clima profissional mais favorável e aberto a novas ideias. As equipes adquirem ganhos como colaboradores mais qualificados a tomar decisões – pois o processo potencializa o empoderamento –, e o desenvolvimento de novos talentos e possíveis sucessores mais alinhados com os propósitos e valores das empresas pertencentes. Com os feedbacks dos mentores, há a oportunidade de propor soluções para os problemas ou inquietações no âmbito da carreira mais direcionada e próxima ao que já existe. Isso torna os colaboradores mais cientes de suas habilidades individuais e competências a serem trabalhadas. Enquanto isso, os líderes se sentem motivados pela valorização de suas experiências profissionais, pois serão compartilhadas no processo e isso afetará de forma positiva sua autoestima e seus resultados.

 

Os gestores, muitas vezes, podem se sentir sozinhos ao assumir cargos de alta responsabilidade, é a chamada “solidão do poder”. Para o vice-presidente de Administração e Finanças da ABRH-RS, Ério Nascimento, um dos pontos positivos desse processo é a oportunidade de colaboração, dedicação e envolvimento das partes. “Quando o trabalho é construído em conjunto com a equipe, a execução se torna mais fácil, e os resultados recompensadores”, conta.

 

E para manter um bom plano de ação é importante manter os profissionais com objetivos e metas bem traçadas com o foco nas conquistas a se tornarem possíveis. Gestores mais qualificados contribuem para a eficiência desta operação. A mentoria é algo que potencializa a autonomia nos processos para decisões e ao mesmo tempo traz mais colaboração das equipes, gerando percepções reais a partir de situações da empresa.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais