Respeito pela liderança

Para executar funções de liderança é preciso trilhar um caminho de esforço e competência. Quando este objetivo é alcançado, o respeito por parte da equipe liderada torna-se um fator fundamental para o andamento das atividades. Alguns pontos devem ser observados para que não haja descrédito no líder, especialmente quanto à conduta do superior. Ordenar é uma atitude diferente de coordenar.

O respeito se conquista com o tempo e deve ser merecido. Um líder respeitado apenas pela sua autoridade tende a obter menos de cada funcionário, enquanto um profissional reconhecido pelos seus esforços e por trabalhar ao lado da equipe consegue uma produtividade maior dos colaboradores.

O ponto principal para a liderança obter o devido respeito é atuar com valores – morais, éticos e de lealdade. Estes quesitos direcionarão todas as atitudes e decisões profissionais tomadas na empresa. Aos olhos dos funcionários, possuir estas características é um sinônimo de confiança. Outro atributo fundamental é ter um foco de atuação. Atualmente, se gasta muito tempo em questões de menor importância. O desperdício de tempo e a falta de foco têm como consequência a não admiração pelo líder.

Apesar das categorias supracitadas, ninguém consegue liderar uma equipe sem saber conduzir os colaboradores. Se mostrar aberto para novas ideias e projetos, além de motivar os funcionários diariamente, qualificam um líder e garantem uma produtividade positiva. Por fim e não menos importante, dar um retorno do trabalho apresentado cria uma aproximação entre ambas as partes. O feedback, positivo ou negativo, mostra aos colaboradores o interesse pelo seu desempenho e transmite uma maior confiança para os próximos projetos.

O líder desempenha um papel fundamental para as empresas, representando o elo entre a diretoria e funcionários. Caso o profissional execute o seu papel de forma autoritária e imponente, a tendência é de baixa produtividade e comunicação deficiente dentro do empreendimento.

 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais