Quais serão as profissões em alta em 2019?

 

Escolher a área de interesse e saber como exercer a profissão dos sonhos é um dos principais desafios impostos pelo mercado de trabalho. Em um mundo cada vez mais disruptivo e inovador, quanto mais atenção às projeções de cada carreira profissional, mais chances de fazer a escolha certa.

 

Para isso, é importante considerar quais profissões e segmentos estão em crescimento, com alta demanda no mercado e se estão alinhadas às tendências do momento. Além disso, também é relevante refletir acerca das áreas que necessitam de pessoas trabalhando cada vez mais, quais carreiras oferecem melhores oportunidades de emprego, levando em conta fatores como remuneração média no mercado, aptidão e realização pessoal.

 

  • Confira a lista das principais profissões que estarão em alta em 2019:

 

Gerontólogo

Cada vez mais relevante no cenário brasileiro, devido ao aumento da expectativa de vida do brasileiro, que hoje é de 76 anos, o profissional dessa área atua no estudo do envelhecimento do ser humano em relação às necessidades emocionais, físicas e sociais que aparecem com a idade, considerando também felicidade e bem-estar dessas pessoas. Quem trabalha na área, pode atuar em hospitais, ambulatórios, clínicas especializadas, unidades básicas de saúde, casas de repouso, entre outras.

 

Analista de Mídias Digitais/Marketing

Os clientes de uma marca buscam, cada vez mais, comprar produtos e serviços nas mídias sociais, por isso é fundamental contar com profissionais dessa área para gerar conteúdo, engajar e atrair possíveis o seu público-alvo. Entre as funções dos analistas de mídias digitais/marketing estão a criação, a otimização e a análise de sites e redes sociais digitais, além da divulgação de anúncios.

 

Biotecnologista

Este profissional trabalha com a manipulação de organismos vivos para modificar e alterar produtos, por meio de técnicas, que desenvolvem e aplicam tecnologias nas áreas da saúde, meio ambiente, agricultura e química. Quem atua nesta carreira, pode ainda criar novas variedades de plantas e espécies adaptadas a condições de clima e solo adversas e grãos transgênicos.

 

Engenheiro/Cientista de Dados

Responsável por tomar decisões futuras, o engenheiro/cientista de dados costuma analisar e identificar problemas, tendências e estratégias para impulsionar resultados de uma companhia. O profissional da área está em alta, pois as organizações precisam de ajuda no processamento de uma grande quantidade de informações e na eventual criação de inovações e melhorias tecnológicas.

 

Analista Contábil

Em um momento em que o Brasil enfrenta forte recessão econômica, o profissional desta área é extremamente importante para ajudar no controle de gastos e nas questões financeiras de uma empresa. O objetivo do seu trabalho é evitar dívidas e prejuízos, por meio de análises e levantamentos das contas da organização.

 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais