Pesquisas de mercado contribuem para geração de informação e tomada de decisão

 

Para um negócio alcançar o sucesso é preciso conhecer profundamente o público alvo dos produtos e serviços que se pretende oferecer. Segundo dados do Indicar Serasa Experian de Nascimento de Empresas, mais de 25% das novas empresas fecham por falta de planejamento. Por não saberem sobreviver no mercado. Por não conhecerem a área onde investem seu tempo e recursos.

 

Sabemos que tempo é dinheiro e, por isso, você não vai querer desperdiçar nem uma coisa nem outra na hora de investir. Planejar e pesquisar são as melhores formas de se conseguir economizar. A maneira mais adequada de começar o planejamento é realizar uma pesquisa de mercado. Para um resultado confiável, a pesquisa deve ser realizada por profissionais qualificados que saibam interpretar os dados.

 

Com a pesquisa de mercado é possível diminuir custos com fornecedores e conhecer a concorrência. Nas empresas já consolidadas, a melhor maneira de conhecer a eficiência e preferência dos seus serviços é por meio da busca de informação e feedback. Através das análises mercadológicas, você vai descobrir os melhores caminhos para o negócio render mais. Pode ser alguma característica do público-alvo ou um novo segmento no seu negócio. Existem dois tipos de pesquisa: quantitativas, que revela quem será seu público alvo; qualitativas, que indicam como produzir ou levar seus produtos até o consumidor.

 

De maneira geral, uma pesquisa eficaz precisa ter as seguintes etapas bem estruturadas:

 

  • Finalidade

Defina o objetivo da pesquisa: o que você quer descobrir com ela?

 

  • Direcionamento

Estabeleça quem é o público-alvo da pesquisa (são os fornecedores, os consumidores ou os concorrentes?).

 

  • Dimensão

Defina o tamanho da amostra da pesquisa, isto é, quantas pessoas deverão respondê-la.

 

  • Conteúdo

Elabore um roteiro básico de perguntas. Elas devem ser simples, diretas e objetivas, para que as respostas mostrem o que as pessoas desejam.

 

  • Execução

Aplique o questionário junto ao público-alvo da pesquisa, buscando ser neutro, para não influenciar as pessoas.

 

  • Relatório

Compile os resultados e analise as respostas.

 

Uma boa pesquisa junto aos consumidores já existentes ou futuro público apontará como um produto será recebido, quem se interessa por ele e o preço mais indicado para venda. Uma vez que a pesquisa seja bem realizada, poderá servir de modelo para avaliações futuras.

 

 

Este ano, a ABRH-RS está realizando a 42ª edição da Pesquisa Perspectivas RH, que já está com inscrições abertas. Esta pesquisa fornece aos participantes informações sobre salários, práticas e políticas de recursos humanos, benefícios sociais e dados da área comercial tabulados de forma quantitativa e qualitativa. São mais de 400 funções pesquisadas e o relatório é customizado, podendo ser feita a comparação entre determinados grupos de empresas, tudo escolhido pelo usuário.

 

A pesquisa é composta pelas seguintes etapas: inscrição, coleta de dados, tabulação e devolução. As empresas interessadas podem se inscrever pelo site da ABRH-RS até dia 25 de julho.

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