O que o RH precisa saber sobre Design Thinking

 

O Design Thinking é um processo criativo voltado à resolução de problemas de forma coletiva e colaborativa. As atividades propõe soluções, novas ideias e uma abertura para a mentalidade de inovação dentro das empresas.

 

A abordagem do Design Thinking busca sempre dar voz a todos os envolvidos no momento da pesquisa. As pessoas são colocadas no centro do processo de desenvolvimento do produto, não somente o consumidor final, mas todos os envolvidos, de alguma forma, com a ação. O processo visa mapear e misturar a experiência cultural, a visão e as vivências de cada um, buscando obter uma experiência mais completa e, assim, encontrar a melhor solução para os problemas propostos.

 

A área de Recursos Humanos é a responsável pela implementação dessa abordagem. É a partir dela que as outras áreas poderão recrutar pessoas com o perfil ideal, reforçar a multidisciplinaridade das equipes e inserir ou fortalecer a cultura de inovação. Assim como os outros departamentos, o RH pode inovar em produtos e serviços para os colaboradores através dessa metodologia. Para isso, deve colocar o seu usuário final, neste caso, o colaborador, no centro da ação. Deve também considerar perfis individuais para pensar as novas soluções.

 

As mudanças são positivas e refletem em toda a organização. A primeira mudança percebida é na maneira como os produtos são desenvolvidos. Com os usuários finais envolvidos do início ao fim do processo, o que é produzido tem maiores chances de ter êxito. Os produtos ou serviços se tornam mais específicos. Além disso, há o impacto cultural, pois o Design Thinking estimula times fortes, engajados, com uma cultura de feedback.

 

Importante entender que a transformação não se faz sozinha, por isso o RH é fundamental. É necessário alimentar outros aspectos que ajudam a formar uma mentalidade inovadora. Tolerância às falhas, desempenho aliado ao crescimento, feedback, liderança ativa e inspiradora são elementos que devem ser parceiros da abordagem Design Thinking, somando benefícios para toda empresa.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais