O efeito de Pesquisas de Clima Organizacional nas organizações

Avaliar o clima interno de uma empresa e as práticas de gestão do negócio requer intenso trabalho para aplicação da metodologia mais adequada, análise e implementação. Ao aplicar uma pesquisa, ela gera uma expectativa de mudança por parte dos colaboradores e, por isso, o processo precisa ser muito qualificado para que a companhia colha os melhores resultados e possa evoluir com a iniciativa. A pesquisa de clima organizacional, se integrada a um plano amplo de melhorias e busca de novas soluções, contribui para o engajamento, valorização dos funcionários e para um ambiente mais positivo para todos.

A aplicação da pesquisa é relativamente simples, porém é preciso ter máxima atenção no seu desenvolvimento. As etapas, geralmente, consistem em:

Preparação: Definir se existe algum quesito específico para explorar no questionário, além dos assuntos que geralmente são trabalhados.

Planejamento e escolha da metodologia: Elaboração das questões da Pesquisa. Também neste momento é definido o tipo de questionário, método de avaliação das respostas, tratamento estatístico e instrumentos de avaliação.

Execução da pesquisa: Em geral, a orientação é aplicar o conteúdo para todos os colaboradores da empresa.

Análise dos resultados: Depois de colher os dados, é preciso interpretá-los para fazer a avaliação do clima da organização.

Conclusão: A etapa final, e talvez a mais importante, consiste em apresentar os resultados para os colaboradores, sempre em conjunto com um plano de ação para implementação das melhorias avaliadas.

Uma consultoria especializada pode dar suporte técnico ao setor de Recursos Humanos. Em geral, as organizações que optam por um trabalho técnico especializado, reduzem o tempo de elaboração até a apresentação dos resultados finais.

Organizações que adotam a prática da Pesquisa de Clima Organizacional colhem benefícios como o aumento da produtividade e maior engajamento dos profissionais - que atuam com sentimento de orgulho e pertencimento. Ao ver as sugestões implementadas, os profissionais confirmam sua liberdade de opinar, avaliar e transformar o local de trabalho. Além de reter os profissionais de destaque, a empresa passa a chamar a atenção de outros jovens de relevância no mercado. O maior desafio da iniciativa está na aplicação dos resultados levantados, portanto é fundamental o envolvimento das lideranças para que o plano de ação seja efetivado.

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