Lucro e transformação social juntos

De alguns anos para cá um novo tipo de empreendedorismo vem ganhando a cena, o empreendedorismo social, que consiste em negócios lucrativos que resolvem problemas sociais por meio da venda de produtos ou serviços. Pode-se dizer que o empreendedor que opta por esse segmento estrutura um negócio em que a responsabilidade social está na essência do projeto.

O empreendedorismo social já é uma realidade no Brasil e no mundo, e os diferentes modelos de negócios desenvolvidos estão quebrando muitos paradigmas, contribuindo para transformar realidades. Além de negócios cada dia mais inovadores, surgem muitas organizações fomentadoras da atividade - incubadoras, aceleradoras e, até, fundos de investimento voltados para empresas com esse fim.

O perfil do empreendedor social
Segundo artigo publicado por Roger L. Martin, diretor da Skoll Foundation - fundação que acompanhou, durante 15 anos, empreendedores sociais bem-sucedidos - todos se concentram em mudar aspectos de um sistema existente para criar modelos financeiros sustentáveis capazes de permanentemente ajustar o equilíbrio social e econômico em direção aos seus beneficiários-alvo.

Cases no Brasil
No país existem vários exemplos de empreendedores sociais de sucesso. A empresa Gerando Falcões, de Eduardo Lyra - jovem nascido na periferia de São Paulo -, que resolveu se dedicar a melhorar a vida de crianças que passam pelas mesmas dificuldades que enfrentou na infância. Cerca de 30 mil estudantes são impactados pelas ações do projeto, que tem como meta central promover o protagonismo dos jovens e fortalecê-los enquanto motores da transformação da sociedade. A Graacc, criada pelo oncologista pediátrico Antonio Sergio Petrilli, tem sido uma forte aliada do combate ao câncer infantil no Brasil. Desde 1991, a entidade já tratou mais de 5 mil pacientes, com uma taxa de cura que fica em torno de 70%. A organização funciona com base em um rigoroso sistema de gestão e atendimento que envolve pesquisadores de universidades, a iniciativa privada e a sociedade.

É difícil buscar uma meta social, inibido pelas exigências de sustentabilidade financeira. Apesar disso, os vários exemplos de sucesso mostram que muitos empreendedores estão conseguindo criar empreendimentos sociais que transformam realidades e atingem um grande número de pessoas. O mais importante é ter foco na realização do trabalho.

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