Integrar e capacitar estagiários contribui para a formação de novas lideranças

 

O cenário econômico brasileiro registra números negativos no que tange a criação de empregos formais, entretanto, as vagas de estágios crescem e, atualmente, são mais de 1 milhão de estudantes trabalhando na modalidade, segundo a Associação Brasileira de Estágios (ABRES), entre Ensino Médio e Superior. As organizações procuram investir em quem ainda não teve a primeira experiência no mercado de trabalho. Isto facilita a assimilação dos valores e da missão de cada organização.

 

Desta forma, as organizações contribuem na formação de futuros líderes e são agentes ativos no processo de desenvolvimento de habilidades dos jovens. Mas este não é um desafio simples. Ao contratar um estagiário, as empresas precisam se certificar que dispõem das ferramentas necessárias para o seu crescimento pessoal e profissional. É preciso ainda dedicar uma atenção especial na integração do estagiário à instituição para que ele se sinta parte do time em que trabalha.

 

Livres de vícios e preconceitos profissionais, os estagiários podem trazer olhares empreendedores para o futuro do negócio. Por meio de integração, acompanhamento direto e feedbacks, é possível desenvolvê-los de acordo com a missão, a visão e os valores da empresa, podendo até mesmo engajá-los e torná-los executivos comprometidos em agregar crescimento à organização.

 

O estágio representa o começo da carreira profissional e significa as primeiras vivências no mercado de trabalho. Com isto, no momento em que o jovem percebe e enxerga a empresa comprometida com a sua integridade, ele costuma responder da mesma forma, oferecendo responsabilidade, produtividade, bom desempenho e rendimento na realização das tarefas, além de colaborar com inovações no negócio. Este processo remete à compatibilidade do ambiente corporativo com a personalidade e ensejos do estagiário, ou seja, é relevante proporcionar um clima organizacional positivo e que retenha talentos.

 

Em atuação desde 1997, a ABRHestágios é uma das maiores entidades gaúchas do segmento e possibilita a iniciação de jovens no mercado de trabalho. Em seus primeiros 14 anos de funcionamento, a organização gerou mais de 106.000 oportunidades de estágios, com uma média de aproximadamente 8.200 oportunidades por ano, em diversas áreas profissionais, como comunicação, engenharia e direito. Para se candidatar a uma vaga, é possível se inscrever no site da ABRHestágios.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais