Hora de mudar? Saiba por onde começar

 

São muitos os momentos em nossas vidas que pensamos em mudar, fazer as coisas diferentes, mudar os rumos. Mas quando é a hora certa? Ela existe? Essas questões partem da nossa consciência, da nossa percepção. Quando falamos sobre mudança coletiva, como a de organizações e empresas, precisamos de um senso comum. Muitas vezes, a mudança não tem êxito, pois é feita sem considerar a percepção geral, sem diálogo, gastando dinheiro e tempo em algo que reflete a realidade de apenas uma parcela da companhia. É preciso construir um significado coletivo, que inclua as realidades individuais e crie um grupo motivado por um objetivo em comum.

 

A superação de quatro desafios é fundamental para estruturar um processo de mudança organizacional e profissional. Veja-os:

  • Conhecer a fundo o processo: estipular metas para boa condução da estratégia, difundir informações e conscientizar todos os envolvidos na nova postura.
  • Ter suporte necessário para operação: Em geral todo processo exige recursos, sejam financeiros, de equipamentos e até disponibilidade de tempo dos colaboradores e sócios. Além disto, também são necessárias novas regras e acordos.
  • Superação de resistências internas: Por tratar-se de um processo novo, sempre surgem alguns fatores que impõem resistência e geram dúvidas. É preciso mapear estas interrogações a fim de esclarecê-las para avançar em busca da estruturação da mudança.
  • Ultrapassar barreiras motivacionais: Criar objetivos comuns e espírito de equipe motivará as pessoas a cooperarem com o processo de mudança. Abrir um canal de argumentação e sugestões entre colaboradores e lideranças contribui para criar um vínculo forte com o objetivo.

 

Para essa mudança ter sucesso, é necessário o ponto de vista e as percepções de todos os envolvidos. Assim estabelecemos um objetivo comum. O diálogo é a chave para o êxito na hora de mudar.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais