Empreendedorismo feminino ganha cada vez mais espaço

O empreendedorismo feminino cresce a passos largos no Brasil e embora ainda sejam em número menor que os homens, as mulheres mostram que nos negócios não existe sexo frágil. Existem 7,3 milhões de empreendedoras no Brasil, isso representa 31,1% do total de 23,5 milhões de empreendedores que empregam no país, segundo dados de um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgado em 2015. A ONU (Organização das Nações Unidas) lançou em novembro de 2014, em Nova York, o Dia Global do Empreendedorismo Feminino, que foi comemorado simultaneamente em 153 países, entre eles, o Brasil. Aqui, o evento oficial aconteceu em Porto Alegre (RS), cidade de Deb Xavier, fundadora do Jogo de Damas, site com informações sobre empreendedorismo para mulheres. Deb é uma das 66 empreendedoras nomeadas a embaixadoras da data no mundo.

As pesquisas mostram que o empreendedorismo feminino é movido por motivações muitas vezes diferentes daquelas que os homens têm. É claro que a financeira é uma das principais razões, mas para as mulheres esse motivo não costuma ter um peso tão forte quanto representa para os homens. Elas exigem, antes de tudo, exercer uma atividade que as traga satisfação pessoal. Outro motivo apontado por muitas mulheres para embarcarem na onda do Empreendedorismo Rosa é a vontade de fazer a diferença e trazer algo de novo e positivo para o mundo.

Esta década parece ser mesmo das mulheres. Tanto que o termo ”Empoderamento Feminino” não sai de pauta. Logicamente, uma parte desta tendência traz e estimula o empreendedorismo nas mulheres. Neste ano, o Facebook e o Instagram juntaram esforços para criar um programa para incentivar o empreendedorismo feminino. O #ElaFazHistória, como foi batizado, é um programa de empoderamento feminino que, segundo as empresas, pretende celebrar ideias, contar histórias de negócios erguidos por mulheres e levar capacitação para inspirar outras mulheres a realizarem seus próprios projetos.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais