E-learning para treinamentos corporativos

É difícil desassociar treinamentos corporativos de ferramentas tecnológicas nos dias de hoje. Os novos recursos tornaram-se efetivos agentes de transformação. As organizações passam cada vez mais a migrar a área de treinamento para o e-learning. A realidade da educação mundial justifica esta mudança e o crescimento de cursos Massive Open Online Course (MOOC). Este modelo de treinamento utiliza a internet para atingir uma grande quantidade de participantes com apresentações livres e de diversos segmentos, com certificados reconhecidos pelas grandes instituições mundiais de ensino.

As empresas de tecnologia foram as primeiras a perceberem os MOOCs, surgidos no ano de 2008, como alternativa para seus treinamentos internos. No Brasil, muitas organizações já investem nesse tipo de tecnologia, por ser mais barata do que cursos presenciais e mais fácil de ser acessada pelos colaboradores. A utilização da plataforma é uma maneira de manter os colaboradores sempre atualizados e projetar a empresa como uma organização atenta aos diversos avanços tecnológicos.

Estes cursos são utilizados, geralmente, por empresas com comércio estabelecido com outras empresas. Visando uma personalização das necessidades, o Corporate Open Online Course (COOC) pode ser considerado um MOOC modificado, criado sob medida para a área corporativa. As plataformas que hospedam também ajudam a identificar talentos ou os obstáculos que funcionários encontram por meio de rastreamento.

No Brasil, estão disponíveis as plataformas como a Veduca e a Eduk. Outro MOOC que vale destacar é o Miríada X, que reúne cursos de grandes universidades espanholas, portuguesas e brasileiras.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais