Diversidade corporativa eleva a competitividade das empresas

 

Com a união de pensamentos e visões diferentes, a resolução de problemas dentro das organizações pode se tornar muito mais simplificada. Ao diversificar o quadro de funcionários, a empresa ganha novas ideias que juntas somam para melhorar o clima interno da empresa, como também trazem resultados competitivos e inovadores. A produtividade não aumenta apenas pela qualificação profissional do funcionário, mas pelo sentimento de pertencimento e confiança dado pela empresa.

 

O Brasil é um dos países com maiores índices de desigualdade social e as organizações têm importante papel neste contexto. Além de se tornarem mais competitivas, abrir as portas para a diversidade proporciona crescimento econômico para o país. Dados de 2017, sobre o mercado de trabalho, demonstram que o Brasil tem um longo caminho para avançar no que se refere à diversidade. Uma dessas questões pode ser comprovada com o baixo índice de representatividade feminina no país, que correspondem 35,5% dos profissionais ativos e deste número somente 14% assumem cargos de lideranças; já os negros retratam 4,7%.

 

O palestrante do CONGREGARH Conexão 2018, o executivo da ABRH Brasil e sócio da RM Nexialista, Ricardo Mota falou sobre o tema e explicou que o termo ‘diversidade’ é algo amplo e impossível de abordar sem relacionar com pessoas. “Muitas vezes, quando falamos em diversidade, remete-se a uma suposta minoria. Porém, é o contrário, a representatividade é de maioria. O meu sonho como ser humano é atingir um período em que pudermos falar apenas de pessoas, não do que são ou do que gostam”, afirma Mota.

 

Para complementar a abordagem de Ricardo Mota, a vice-presidente de RH, Responsabilidade Social Corporativa e Comunicação Interna da Atento, Majo Campos, conduziu a palestra “A inclusão dentro da organização”. O quadro de funcionários da Atento é composto por 69% mulheres e, desse número, 45% são líderes. “O que importa é a competência e não os detalhes da vida de cada ser humano. É um trabalho intenso, mas é uma obrigação de cada um de nós. Todos queremos um mundo e, principalmente, um Brasil melhor. Com isto, precisamos contribuir para a mudança”, conclui Majo.

 

A empresa Sodexo, parceira do CONGREGARH Conexão 2018, é referência no assunto e completa neste ano 10 anos de reconhecimento por ser pioneira na área de diversidade no ambiente de trabalho e inclusão, no TOP 50 Hall da Fama da Diversity Inc. A organização foi indicada em seis rankings, entre eles Top 12 para executivas Mulheres e Top 20 para Conselhos de Diversidade.

 

Veja como aproveitar a diversidade no ambiente organizacional como fator de engajamento, para ter equipes com uma produtividade sempre em desenvolvimento.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais