Debater política no trabalho pode ser prejudicial ao colaborador?


A crise política é um debate recorrente na rotina dos brasileiros, mas a situação, agravada nos últimos tempos, polarizou o assunto. Assim como acontece no futebol, as discussões sobre o tema são intermináveis. Certos ou errados, os debatedores não dão o braço a torcer e, muitas vezes, transformam a conversa em um diálogo mais acalorado. 

Para o bom convívio no local de trabalho não é indicado discutir sobre política, principalmente se algum diretor estiver envolvido no debate. Caso lhe seja feito, por parte da liderança, algum questionamento sobre posição ou ideologia, a orientação é falar que não possui opinião formada. O objetivo é preservar o funcionário, a fim de evitar uma possível discussão com líderes da empresa. 

Inevitavelmente, no âmbito profissional, não é possível escolher com quem irá exercer a profissão. Os colegas terão pensamentos e crenças diversificadas e saber respeitar as diferenças é o melhor caminho para um ambiente harmonioso e tranquilo. Logicamente, pela relevância do assunto, ele será pautado constantemente, mas é bom evitar ser o agente causador da discussão. Respeitar o momento e os companheiros concentrados nos seus afazeres é de extrema importância. Nas redes sociais a situação é mais tranquila, porém é bom ter cuidado com respostas inadequadas para opiniões divergentes, especialmente para pessoas envolvidas com o seu cotidiano, evitando possíveis bloqueios ou exclusões. 

O ambiente de trabalho, por vezes, é estressante. A correria diária, o fechamento de relatórios e o cumprimento de prazos deixam o clima das empresas tenso em certos momentos. Por isso, não existe a necessidade de adicionar discussões pesadas à rotina profissional. Debater com tranquilidade, sempre respeitando o próximo, é a melhor saída para falar sobre política no momento.
 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais