Conheça os principais benefícios de trabalhar em um local compartilhado

 

O coworking é uma expressão americana que remete ao modelo de espaço corporativo compartilhado. O que no exterior já é uma realidade estruturada, no Brasil ainda está em fase de amadurecimento e conscientização das pessoas sobre os benefícios desse novo modelo de trabalho. Cada espaço possui regras próprias, mas, no geral, o funcionamento acontece da seguinte maneira: existe uma taxa mensal que varia de acordo com o tamanho da organização, paga pelo empresário que disponibiliza a utilização do espaço com outros empreendedores de diferentes segmentos e negócios.

Dentre os serviços gerais, os espaços de coworking oferecem internet de qualidade, sistemas de motoboy, recepção de correspondências, além de um ambiente propício à criatividade e à inovação.

Confira as principais vantagens de optar por um espaço compartilhado:

 

  •  Baixo custo

Comparado com a estruturação de um escritório exclusivo e pessoal, este modelo reduz os custos no bolso do empreendedor que está iniciando o seu negócio. No coworking, não é necessário ter despesas fixas com limpeza, água, luz, telefone, impostos, entre outros. O único gasto é o valor mensal para utilização, que engloba todas as despesas gerais.

 

  • Networking

Nestes espaços existem empreendedores de diversas áreas: TI, comunicação, engenheiros, administradores, advogados, médicos, etc. Permite a troca de conhecimento, ideias e aprendizados em um grupo multidisciplinar, e possibilita formar novos negócios e encontrar parceiros e fornecedores.

 

  • Foco

A estrutura do coworking, excluindo o compartilhamento e o network, pode ser facilmente montada em casa, no formato home office. Porém, muitas pessoas possuem dificuldade de manter o foco e disciplina para o trabalho dentro da própria residência, então, um espaço externo pode contribuir para melhorar a produtividade. Outra grande vantagem são as salas de reuniões, totalmente equipadas para receber clientes e fechar novos negócios.

 

  • Ambiente criativo

Leve em consideração o público do coworking. Assim como você, as pessoas estão neste ambiente porque decidiram trabalhar por conta própria e com a mesma motivação em fazer dar certo. Empreender no Brasil é uma atitude desafiadora e complexa, portanto, batalhar e ver a empresa crescer é motivo de grande orgulho. Nestes espaços, há uma troca riquíssima de informações sobre caminhos que deram certo, desafios e aprendizados. Nesses momentos, muitas ideias surgem, aumentando a chance de melhorar um projeto em andamento ou  até mesmo colaborar para o nascimento de um novo negócio.

 

Dica: antes de definir a contratação de um coworking, pesquise muito e analise aquele que se encaixa melhor com o propósito a ser atingido. O site Coworking Brasil é uma ótima fonte para ficar por dentro sobre o conceito, além de conhecer diversos espaços e tendências sobre a modalidade.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais