Confira as principais mudanças da reforma trabalhista na CLT com a aprovação do texto base

As mudanças propostas pelo Executivo foram aprovadas pelo Congresso Nacional e sancionadas pelo Presidente da República. A partir de novembro, por exemplo, o empregado e o empregador poderão negociar parcelamento de férias – que poderão ser parceladas – acordo para demissão, intervalo de almoço. Muda também a necessidade de participação do sindicato nas demissões em massa e o banco de horas que, hoje, tem prazo de um ano para ser zerado, agora terá até seis meses para ser liquidado.

 

O vice-presidente de Relações do Trabalho da ABRH-RS, Marco Antonio Aparecido de Lima, salienta que a reforma foi proposta com o objetivo de melhorar as relações de trabalho e contribuir com a competitividade das empresas. “Tivemos uma grande evolução tecnológica após a consolidação da industrialização, evolução social e cultural dos trabalhadores e, por consequência, evolução nas formas de relacionamento e de organização do trabalho, situação esta que a CLT não mais atendia”, explica.

 

As relações pessoais, de trabalho e de vida estão mudando. Para acompanhar tais transformações, uma reformulação na Consolidação das Leis do Trabalho é necessária. Para debater as alterações propostas, o XII Fórum de Relações Trabalhistas, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), convida profissionais experientes para debater o tema “Impactos da Reforma Trabalhista”.

 

O Fórum contará com apresentação de cases de empresas, debates e palestras. A palestra de abertura será realizada por César Pasold, Gerente Regional do Instituto Brasileiro de Governança Trabalhista, em Santa Catarina; Wolnei Ferreira, diretor jurídico da ABRH Brasil e conselheiro do Comitê de Relações do Trabalho da CNI e da FIESP; Alexandre Schuh Lunardi, Juiz Titular da 2ª Vara do Trabalho de Novo Hamburgo e André Jobim, Diretor e Vice-Presidente da FEDERASUL.

 

O evento acontecerá no dia 14 de setembro, das 09h às 18h, na AMRIGS – Av. Ipiranga, 5311, 3º andar, Porto Alegre. As inscrições podem ser feitas através do e-mail eventos@abrhrs.org.br ou pelo telefone (51) 3254-8254.

 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais