Como transformar a diversidade em uma aliada para enriquecer o ambiente da empresa

 

Ao longo dos anos, a diversidade ganhou um novo sentido no âmbito pessoal e profissional. Visto como multiplicidade, variedade e diferença, antigamente era relacionada como a ausência de acordo ou entendimento e isso causava certa rejeição ao tema. Hoje é um dos principais assuntos apontados para definir novas propostas de inovação e reflexões, trazendo valor e respeito às diferenças entre os indivíduos.

 

Nesse contexto, há preocupações ao abordar esse tema. A psicóloga e palestrante do Café Conosco de julho de 2017 da ABRH-RS, Larissa Gross Furini, ressalta a importância dessa reflexão para as empresas atualmente, “este momento é crucial, pois as organizações estão se dando conta de que as diferenças de gênero, raça e cultura trazem alternativas de olhares, competências múltiplas e novas estratégias para o mercado”.

 

Uma pesquisa sobre diversidade realizada pela empresa global de consultoria e gestão de negócios com atuação no Brasil, Hay Group, levantou em 2015 resultados que evidenciam essa relevância. Entre outras questões, foi identificado que os colaboradores que percebem o incentivo à diversidade dentro da empresa são mais motivados e sentem que, ao se esforçarem mais, trazem um ganho para a companhia e em seu desempenho individual. Nessas empresas, o número de conflito entre funcionários é 50% menor, se comparado a instituições que não adotam a mesma prática. Relacionam também o incentivo a diversidade com maior abertura para inovar e propor novas ideias.

 

Com isso, a busca por espaços mais propensos as divergências além de auxiliar as empresas a se tornarem mais inovadoras, proporciona uma sociedade mais igualitária em oportunidades. Larissa aponta que os espaços nas organizações estão se tornando cada vez mais abertos a cooperação entre os colaboradores, onde os empreendedores, os gestores, a equipe do RH e os líderes têm um papel essencial. “Dar e receber feedback e trabalhar visão sistêmica, cooperação, flexibilização e confiança ajuda na criação de um ambiente com relacionamentos interpessoais mais verdadeiros e eficazes”, explica. 

 

Diversidade induz à criatividade e à inovação, seja na criação de novos produtos ou na busca de soluções para desafios. Mas é importante identificar que ela vai além da entrega de resultados. Com respeito e tolerância é possível construir um ambiente próspero para que os colaboradores estejam atentos ao outro e a si mesmo para alcançar novas perspectivas. O diferencial dessa integração é estar aberto para trabalhar a potencialidade de cada um, oportunizando o crescimento em grupo e, ao mesmo tempo, gerando empatia.

 

Mantenedores

Apoiadores institucionais