Como ser mais competitivo investindo nas pessoas

Cuidar de gente e gerenciar pessoas são duas atividades diferentes. A principal diferença entre elas é que a segunda tem um objetivo claro de alcançar metas estabelecidas e tornar o ambiente de trabalho mais produtivo. Já a semelhança entre as duas se refere ao fato de que em ambos os casos se deve buscar o bem-estar físico e mental dos envolvidos. Empresários devem saber que funcionários insatisfeitos são sinônimo de baixa produtividade, aumento de erros, perdas e retrabalho, além de evasão de talentos, rotatividade elevada e até de aumento de causas trabalhistas, com grande prejuízo para sua empresa.

Em gestão de pessoas, a avaliação de desempenho é uma das etapas essenciais, que afetam diretamente na busca do resultado positivo pelas organizações. Hoje, com as tecnologias disponíveis, é possível acompanhar a evolução de cada funcionário na frequência que se preferir, podendo ser diária, semanal, mensal ou anual.

A avaliação de desempenho
A avaliação de desempenho, é a ferramenta utilizada para avaliar o desempenho dos membros que constituem determinadas organizações, em diversos aspectos, é totalmente sigilosa, e tem como intuito a descoberta dos pontos positivos, buscando potencializá-los, e negativos, buscando sua minimização. O mais importante numa avaliação de desempenho é que o feedback seja oportuno, próximo ao momento do fato, e o avaliador deve estar focado em dados concretos. Só faz sentido fazer avaliação de desempenho para pessoas nas quais você acredita que podem se superar, caso contrário é melhor pensar numa outra função para essa pessoa ou avaliar se ela é a mais adequada para sua empresa.

A pesquisa de satisfação
A pesquisa de satisfação de funcionários pode ser comparada a uma pesquisa de clima organizacional, em que se detectam as expectativas dos colaboradores sobre a empresa, o que acham das condições de trabalho oferecidas, o papel das lideranças na condução de suas responsabilidades, as políticas internas de feedback e a orientação de subordinados, as possibilidades de ascensão na carreira, o aprimoramento e o crescimento profissional, o nível dos salários, os benefícios e muitos outros fatores.

O ganho de produtividade
O uso das duas ferramentas acima é importante para empresas que querem montar equipes de alta performance e trazer ganhos consistentes para a sua operação. Porém não podem ser tratadas como ferramentas pontuais e precisam fazer parte de um sistema mais amplo cujo objetivo é reforçar a cultura da empresa e desenvolver a meritocracia em seu time.

 

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