Como inovar a cultura organizacional da empresa?

 

Final de ano é tempo de reformulações e projeções para o ano que está por vir. Para isso, é preciso trazer à tona diferentes pensamentos e planos de ação. A partir disso, a equipe terá a oportunidade de atingir novos insights, visando alcançar melhorias em seu desempenho. Ter em mente uma cultura organizacional bem definida é o que oportuniza bons resultados para a empresa. Confunde-se quem classifica a cultura organizacional em apenas conceitos de missão, visão e propósito de uma empresa, ela é muito mais que isso e requer reflexões constantes.

 

O primeiro desafio é expandir a consciência sobre fatores de desenvolvimento da organização: identificar quais são as qualidades e as dificuldades que o grupo enfrentou durante o ano que passou; quais foram seus crescimentos e os déficits como grupo; reconhecer as competências de seus líderes e trabalhar para que cada colaborador adquira mais autonomia, fazendo com que isso resulte em um fortalecimento do coletivo. Essa percepção construirá a base para propor caminhos de aprimoramentos e mudanças. A transparência na comunicação e nos propósitos da empresa é o que vai proporcionar esse diferencial.

 

O incentivo a novos caminhos de aprendizado é outro fator que contribui nessa mudança. Aprender sobre assuntos diversos que fogem do ambiente comum fazem com que a equipe atinja novas percepções e chegue a resultados diferenciados. Um grupo rico em diversidade é um dos pontos estratégicos para trazer novas formas de pensar e reagir com as dificuldades que se apresentam ao longo do caminho.

 

O desafio está em mobilizar e transformar o pensamento das pessoas que possuem mais resistência em aceitar desafios maiores. No começo, é preciso implementar as medidas de forma gradual e extremamente pensadas, acompanhar as tendências de mercado e ter em mente que as oportunidades de inovação estão cada vez mais rápidas. Por isso, quanto mais credibilidade interna se consolidar dentro de uma organização, menor a necessidade de controle e maior a capacidade de cooperação, o que irá resultar em melhores resultados.

 

 

Confira dicas para começar 2018 da melhor forma:

- Tenha um balanço de 2017 bem estruturado;

- Realize um estudo de mercado para analisar e situar oportunidades;

- Trace metas e objetivos;

- Determine um orçamento e estabeleça prazos;

- Crie um calendário/cronograma para ações promocionais e controle-as;

- Estruture e motive a sua equipe, pois as pessoas são agentes cruciais.

 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais