Como gerar e gerir ideias para fazer fortunas

O professor e escritor Michael Porter diz que “a inovação é o tema central da prosperidade econômica”. No entanto, não podemos esquecer que não existe inovação sem ideação. Quantas vezes já estivemos em reuniões de trabalho em que surgem muitas ideias e que, posteriormente, por falta de tempo ou planejamento, não têm seguimento?

Na verdade, este cenário é mais comum do que se pensa. Contudo, as empresas que apostam na criação de um processo de geração de ideias são capazes de produzir novas sugestões, além de assegurar a continuidade e desenvolvimento destas propostas. 

A ideação é o processo estruturado de geração de ideias. É o primeiro passo para que a inovação faça parte do DNA de uma empresa. São constituídas equipes multidisciplinares, representando diferentes departamentos da empresa, uma vez que as visões complementares contribuem para a riqueza das ideias.

É a partir deste procedimento que nasce a inovação de forma concreta e sustentável, o qual facilita o crescimento e o progresso dos negócios empresariais. A etapa de ideação realiza-se de acordo com os seguintes passos:

 • Definição do âmbito: o primeiro passo é definir de forma clara e detalhada o desafio proposto. Focar-se num objetivo para conseguir alcançar o pretendido. Quanto mais focada no objetivo a equipa estiver, maior a probabilidade de gerar ideias que respondam ao desafio.

 • Caraterização: depois de definido o objetivo, é preciso analisar informações que permitem contextualizar o desafio.

 • Geração de ideias: a aplicação deste método vai fazer com que surjam várias ideias relacionadas com o objetivo inicial e devidamente enquadradas com a informação recolhida no ponto anterior.

 • Filtro de ideias: as ideias passam pela fase de triagem, na qual se avalia a adequação ao objetivo inicial e a viabilidade da sua execução, levando apenas as melhores à fase seguinte.

 • Priorização de ideias: depois de aprovadas duas ou três ideias, estas devem ser ordenadas de acordo com a sua prioridade.

 • Desenvolvimento de projeto: a última fase do processo consiste na criação de um roadmap para o desenvolvimento da ideia selecionada, onde é estruturada a forma como o projeto vai ser posto em prática.

Mediante a organização dos processos, a empresa aumenta a efetivação de um ambiente inovador. Com a alta competitividade do mercado atualmente, esta é uma iniciativa fundamental para novas estratégias e serviços.
 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais