Como escolher o funcionário certo para delegar funções de liderança?

A velocidade e rotatividade são marcas do mercado de trabalho. Colaboradores, por incompetência ou insatisfação, não ficam muito tempo em um determinado cargo e deixam escapar oportunidades de crescimento dentro das empresas. Por este motivo, gestores devem fazer um acompanhamento minucioso e diário com seus funcionários, visando à escolha de futuros líderes.

Nem todos os colaboradores têm perfil de liderança. A meritocracia tende a ser o melhor método de definição para quem virá a ocupar o cargo de tomada de decisão na empresa. Para isso, o feedback do gestor é de extrema importância, pois auxilia no desenvolvimento do funcionário. Questões de crescimento devem ser tratadas de maneiras abertas e claras, não dando margem para aqueles funcionários sem capacidade fantasiarem, por exemplo, com a possibilidade de assumir cargos relevantes.

Para a diretora Pedagógica da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), Katherine Minella, o gestor precisa estar atento às competências e ao desenvolvimento dos seus colaboradores. “Os norteadores da empresa - missão, visão e valores -, bem como as competências das lideranças, precisam estar definidas para que o gestor tenha um referencial e possa avaliar os seus funcionários com base nisso. Nem sempre se tem um com o perfil certo, que atenda todas as exigências para o cargo de líder. Por isso, o novo líder deve receber acompanhamento do gestor, bem como se capacitar nas práticas de liderança para se aperfeiçoar no novo desafio”, esclareceu.

A empresa cresce ao executar um processo claro e sólido de seleção. O novo líder tornar-se-á peça fundamental para ambos os lados. Será ele quem irá atuar diretamente com os colaboradores e estabelecerá o contato com as áreas gestoras do empreendimento. Uma escolha mal feita impacta na equipe, causando descrédito e insegurança.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais