Como captar os talentos mais disputados pelo mercado?

O profissional conceituado como um “talento” para a organização é aquele colaborador que se diferencia pelo conhecimento técnico apurado, entrega de resultados superior ao esperado e por competências emocionais bem desenvolvidas, fatores atrelados à facilidade na adaptação dos valores e cultura da empresa. Porém, uma grande dificuldade do mercado tem sido localizar e captar estes perfis. Mas por que o cenário se apresenta desta forma? Como o recrutador deve agir para identificar os talentos? Quais as causas que podem inibir os talentos durante um processo seletivo?

As empresas encontram dificuldade em contratar talentos por falta de autoconhecimento. Ainda são poucas as organizações que estão focadas em construir uma proposta de valor consistente e que buscam saber o que motiva os profissionais que atuam na organização, o que a concorrência oferece em termos de salários e benefícios, o que atrai ou não os profissionais para a empresa, além de se comunicar de forma clara e aberta com colaboradores.

Para identificação é importante ter definido a descrição das responsabilidades e do perfil desejado para a vaga, bem como elencar as competências técnicas e comportamentais necessárias. Outros aliados que ajudam na identificação dos talentos são referências profissionais dos candidatos - o que o mercado, ex-gestores e colegas comentam sobre o executivo - e ferramentas de avaliação de potencial, utilizadas para dar suporte ao processo.

Atente-se, recrutador! A falta de clareza na comunicação do candidato para expressar suas realizações e principais projetos dificulta a compreensão do potencial em avaliação. Caso o profissional não desenvolva o discurso, estimule-o para obter por completo a dimensão da capacidade e analisar se não está diante de um talento corporativo. 
 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais