Ambiente de trabalho organizado e suas vantagens

A falta de organização no ambiente de trabalho afeta negativamente o desempenho do funcionário. Procurar uma simples anotação pode demandar muito tempo e gerar estresse. Por isso, o ideal é manter em ordem todos os objetos, informações e materiais utilizados no dia a dia. A organização é peça-chave para uma maior produtividade.

Por mais banal que pareça, a arrumação no ambiente de trabalho pode garantir uma maior eficácia, otimização na execução de tarefas e até aumentar a motivação no emprego. Além disso, empresas bem ordenadas passam uma sensação de confiabilidade aos clientes.

Confira algumas dicas para melhorar a rotina profissional:

Descarte o desnecessário: verifique quais papéis ou itens não estão sendo usados e não hesite em jogá-los no lixo ou repassá-los a quem realmente precisa. Mantenha somente o que for essencial no seu ambiente de trabalho;

Sistematize sua mesa: Deixe poucos objetos em cima da mesa; espaços muito cheios são um empecilho para o bom comportamento organizacional no seu ambiente de trabalho, podendo tirar a concentração e bloquear a criatividade;

Cada utensílio em seu lugar: reserve espaços para armazenar documentos, pastas, canetas, lápis, CDs e todos os itens de ofício. Saber o local exato onde as coisas estão pode economizar minutos, ou até horas, do dia. 

Use e abuse do computador: tente executar o máximo de tarefas possível no computador, inclusive escrever lembretes e notas. Isso reduzirá o número de papéis espalhados no escritório. Para facilitar a busca por documentos, mantenha os arquivos e pastas do PC e do e-mail sempre ordenados. 

Faça anotações: agendas são úteis para anotar os compromissos do dia e os prazos para execução de projetos. Usar marca-textos e canetas coloridas é uma boa opção para destacar as obrigações de acordo com o nível de prioridade.

Pense na funcionalidade e na ergonomia: monitor, cadeira e mesa devem estar dispostos de forma ergonômica, estimulando a boa postura e resguardando o funcionário de desconforto, dores de coluna e outras doenças.

Funcionários organizados conseguem desenvolver funções com mais eficiência e são bem vistos pelas companhias, pois geram melhores resultados sem desperdiçar tempo. Avalie o seu comportamento para potencializar o rendimento profissional.
 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais