5 Razões para Acompanhar os Indicadores de Comunicação Interna

 

Imagine um vestibulando que faz simulados mas não verifica os gabaritos e não avalia seu desempenho. Como saber se seus esforços estão contribuindo para o alcance do objetivo final?

Dentro de uma empresa, assim como para o vestibulando, esse processo de avaliação é indispensável para a gestão de áreas, projetos e processos.

E na Comunicação Interna não é diferente.

Não mensurar os resultados alcançados nas ações de Comunicação Interna – que impactam diretamente no comportamento dos colaboradores, pode ser um tiro no pé a longo prazo.

Por que Acompanhar os Indicadores de Comunicação Interna?

Em 2016 a Ação Integrada e SocialBase fizeram uma pesquisa no Brasil com mais de 200 empresas sobre as Tendências da Comunicação Interna para 2017.

Os participantes responderam questões sobre perspectivas e tendências da área e apontaram as principais dificuldades sentidas na comunicação interna por empresas de pequeno, médio e grande porte.

Em primeiro lugar, a dificuldade mais sentida pelos profissionais da área foi a de engajar lideranças. Em seguida, foram apontados dois grandes desafios: o de provar o valor da área e o de mensurar e acompanhar os indicadores de comunicação interna.

Parece coincidência que ambas estejam empatadas, mas como veremos neste post, estes fatores têm dependência direta. Sem dados objetivos sobre o retorno dos investimentos da área fica difícil comprovar seu real valor.

Já em um outro artigo, da empresa Newsweaver, é levantada uma questão: Por que nas reuniões estratégicas da empresa, que reúnem os gerentes de cada setor, muitas vezes a liderança responsável pela Comunicação Interna fica de fora?

Em grande parte das vezes, a resposta dessa pergunta é a falta de métricas e indicadores que provem o valor das ações do departamento.

Analisar os resultados da área possibilita que se construa uma imagem de valor, uma estratégia sólida e uma visão objetiva sobre os investimentosmais adequados para potencializar o alcance aos colaboradores da organização.

Sem a avaliação das ações não é possível quantificar ou qualificar o trabalho desenvolvido e muito menos quebrar as barreiras da comunicação.

Por isso, neste post, elegemos algumas razões que mostrarão a importância de mensurar a Comunicação Interna.

 

 

Vamos elevar o valor da área?

  • Razão 1 – Dados Norteiam Decisões

Por acaso, você já viu alguém que deseja emagrecer, mas não sabe quanto pesa ou quanto deseja pesar?

Pois, é! Para saber aonde queremos chegar, primeiro é necessário saber onde estamos.

“Se você não sabe onde está indo, qualquer caminho levará você até lá.” – Lewis Carroll.

Acompanhar os indicadores da Comunicação Interna faz com que se tenha uma visão mais clara da percepção que os colaboradores têm da empresa e de sua comunicação.

Com as métricas em mãos, você pode analisar como as informações estão sendo recebidas pelos colaboradores e se essas informações estão sendo interpretadas corretamente.

Outro ponto importante é saber quantos colaboradores estão sendo alcançados, se eles têm recebido os comunicados ou se têm participado das ações, por exemplo.

Ou seja, ao analisar métricas, você terá ciência sobre a qualidade e quantidade das informações absorvidas pelos colaboradores. Tendo estes indicadores em mãos se torna possível decidir quais as formas mais assertivas de engajar e nutrir o público interno.

Lembre-se: essas métricas são muito importantes para te ajudar na tomada de decisões e para nortear sua estratégia de comunicação na empresa.

  • Razão 2 – Para Quantificar um Problema

Voltando ao exemplo do vestibulando, sem a avaliação dos resultados dos simulados, como ele poderia prever em quais matérias iria “bombar” no vestibular? Como saber que ele precisa dedicar mais tempo estudando matemática do que português?

Da mesma forma, acompanhar os indicadores de comunicação interna irá dar uma visão quantitativa sobre a situação atual do setor, tanto para a equipe quanto para a diretoria.

Com isso, é possível saber quanto esforço será necessário para resolver cada problema encontrado, ou melhorar determinada área e, a partir daí, identificar quais serão as prioridades do setor.

Isso é fundamental para fazer o planejamento da comunicação interna com mais lucidez.

  • Razão 3 – Para Identificar Oportunidades de Melhoria

Além de auxiliar o planejamento das atividades do setor, mensurar os indicadores de comunicação interna pode auxiliar a equipe a identificar oportunidades de melhoria da área.

Com o levantamento e acompanhamento regular dessas métricas, toda nova ação que sua equipe possa querer fazer será respaldada por resultados das ações passadas e não apenas por intuições. Será baseado nos resultados obtidos com a realidade da sua empresa, e não apenas nas boas práticas do setor.

E com a comprovação de que existem oportunidades a serem trabalhadas é quase certo que se consiga maiores investimentos na área.

  • Razão 4 – Para Provar que os Resultados estão sendo Alcançados

E não é só a equipe de comunicação que irá deixar de se basear apenas em “achismos” e intuições ao verificar os resultados das ações da área. Todo mundo sabe que a alta gestão também adora relatórios cheio de números.

E ao expor essas métricas para a diretoria, a equipe realmente será capaz de mostrar os resultados de determinada campanha, ou da aderência de um novo canal de comunicação, por exemplo.

Fazendo isso, estará claro para a diretoria o comprometimento que o time de comunicação tem em melhorar os KPIs (indicadores chaves de performance) e alcançar os objetivos estratégicos do setor.

  • Razão 5 – Para Estimular a Equipe

Uma estratégia interessante, que funciona muito bem e é imprescindível no gerenciamento de equipes de alta-performance, é a gestão à vista.

Trata-se de deixar as informações essenciais para o trabalho dos colaboradores à vista, expostos de forma estratégica e sem barreiras ao redor da equipe.

O objetivo é simples: deixar todos constantemente cientes daquilo que importa.

Deixar à vista os indicadores de comunicação interna irá mostrar a situação passada e atual do setor para a equipe.

Deixar à vista as metas e o planejamento da área, construídos baseados nos indicadores, irá mostrar em que lugar a equipe quer chegar.

 

  • Conclusão

Conquistar bons resultados, e acompanhar os indicadores de comunicação interna, é a melhor estratégia para comprovar a importância do setor e conquistar seu devido reconhecimento.

E é para isso que trabalhamos!

Entender em qual contexto cultural, qual a compatibilidade com o canal e a adequação do conteúdo, são fatores vitais para o sucesso da estratégia junto aos membros da empresa, sendo eles, o elo mais importante desse tipo de mensuração. (Berlo, 1999).

As dificuldades encontradas para obter índices e métricas da CI podem ser diversas, como a falta de recursos, a dificuldade de identificar quais indicadores de desempenho devem ser avaliados ou até mesmo não saber por onde começar.

 

Fonte: Endomarketing.tv

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